Lagoa Formosa realiza a 9ª Caminhada Cívica, Militar e Cultural para comemorar a Independência do Brasil
A cidade de Lagoa Formosa realizou na tarde desta Segunda-Feira (07/09) uma caminhada cívica, militar e cultural em comemoração ao dia da Independência do Brasil. O evento aconteceu na orla da lagoa e contou com a participação de um grande público que prestigiou o ato. O desfile teve início às 16h00 e milhares de lagoenses deixaram suas residências para assistirem às apresentações. Polícia Militar, Bombeiros e as Escolas municipais e estaduais da cidade e município foram alguns dos órgãos que estiveram abrilhantando o desfile. A abertura aconteceu com a presença de várias autoridades, representantes da comunidade. Muitos ficaram emocionados com a qualidade das apresentações, a sensibilidade e a capacidade das entidades em suas demonstrações.
A 9ª Caminhada Cívica e Cultural dentro da 5ª Jornada Mineira de Patrimônio Cultural com o tema: cidades, regiões e patrimônio começou com a marcha dos militares. Seguiu com a participação das escolas de Lagoa Formosa, Patos de Minas, Carmo do Paranaíba e Guimarânia, com direito a carros alegóricos e fanfarras, grupos de dança, diversos projetos sociais, entre eles, o do karatê que possui 80 alunos e é desenvolvido no CRAS de Lagoa Formosa. Também estiveram presentes os alunos da escolinha do Cruzeiro. O Terno de Moçambique Nossa Senhora do Rosário apresentou sua dança alegre e grande tradição cultural. A caminhada teve ainda a presença de cavaleiros e amazonas e até praticantes de um novo esporte aquático o wake winch abrilhantaram as comemorações da Independência em Lagoa Formosa. A rainha da Festa do Feijão e suas respectivas princesas também estiveram marcaram presença.
O desfile teve a duração de aproximadamente 120 minutos. A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira. A Independência do Brasil, comemorada em 07 de setembro, foi um dos acontecimentos que mudou os rumos de nossa nação.
Vários eventos desencadearam a necessidade de ficar independente de Portugal, portanto é importante entender a história desde o começo. Com a chegada da Família Real ao Brasil, começa a se delinear uma nova condição econômica, pois, em 1808 com a abertura dos portos, o Brasil deixava de ser colônia, atendendo assim aos interesses da elite agrária brasileira. Apesar de ainda ser um momento inicial da história, esse episódio, que marca a política de D. João VI no Brasil, é considerada a primeira medida formal em direção à independência.
Fotos:Vanderlei Gontijo/Sônia Reis
Fonte: Vanderlei Gontijo