Lagoa Formosa, Rio Paranaíba e Coromandel cancelam carnaval e prefeituras irão investir em prioridades como saúde e educação

Regionais | Lagoa Formosa

16 Fevereiro, 2017

0

Lagoa Formosa, Rio Paranaíba e Coromandel cancelam carnaval e prefeituras irão investir em prioridades como saúde e educação


As cidades de Lagoa Formosa, Rio Paranaíba e Coromandel, que são as três cidades do Alto Paranaíba que se tornaram tradicionais na realização de carnaval de rua, neste ano de 2017 deixarão de promover a folia. Lagoa Formosa já havia retirado o carnaval das datas festivas da cidade desde o ano de 2016, mas as outras duas cidades seguiram o exemplo e também decidiram deixar de investir no evento, que acontece de 24 a 28 de Fevereiro. Entre várias justificativas para a não realização do carnaval, as prefeituras citam a recessão econômica que passa o país. Os governantes de todas as 03 (três) cidades citadas disseram que irão investir os valores que seriam gastos na preparação e contratações de artistas para o carnaval, na saúde pública e educação.

De acordo com informações do prefeito de Lagoa Formosa, João Martins de Paula, o município já vai para o segundo ano consecutivo sem a realização do carnaval de rua. Ele ressaltou que além da economia financeira, sendo que os recursos que seriam usados no carnaval servirão para suprir outras necessidades. Ele contou também que a maioria dos moradores sente-se mais seguros com a não realização do evento. Para o prefeito o município não possui estruturas adequadas para receber um grande número de festeiros para o carnaval de rua, e com isso a segurança pública fica afetada. Ele finalizou dizendo que prova disto, é que nenhuma cidade do Alto Paranaíba irá realizar o carnaval de rua. “Corete” comentou que as prioridades são manter a cidade em perfeitas condições para atender aos moradores de forma adequada.

Já a prefeita de Coromandel, Dione Maria Peres, informou que o município não realizará o tradicional carnaval popular, neste ano. Com a economia gerada pelo cancelamento, a prefeitura deve redirecionar os recursos para comprar medicamentos, merenda escolar e realizar outros “gastos urgentes”. Segundo ela, a folia demandaria um investimento em torno de R$ 400 mil. Para justificar o cancelamento, a prefeita entregou à imprensa uma lista de setores que requerem recursos imediatos. Ela citou a aquisição de merenda escolar para creches, escolas e centro de educação infantil, “que estão desabastecidas e sem estoque para o ano letivo” e a “aquisição de medicamentos para abastecer o Pronto Socorro e a Farmácia Municipal” como algumas de suas prioridades.

Outra cidade da região que cancelou o carnaval de rua foi Rio Paranaíba. O secretário de Cultura do município, Alemmar de Oliveira, explicou que a prefeitura estava esperando uma resposta dos órgãos de segurança e recebeu um ofício enviado pelo Comando da Polícia Militar (PM) de Rio Paranaíba com o parecer desfavorável à realização do carnaval. A justificativa da PM é que o projeto acarreta risco à segurança pública e integridade dos participantes. Além da recomendação da PM, o Ministério Público de Minas Gerais também já enviou uma recomendação. Segundo o MP, o carnaval não deve ser realizado nas ruas do centro de Rio Paranaíba. O secretário disse ainda que para o próximo ano, a prefeitura pretende estudar um local mais apropriado e enviar o projeto às autoridades de segurança pública.

Fontes:Patos 1/maximus FM/Jornal de Coromandel/Foto:Divulgação

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)