Lagoenses que moram em outras cidades aproveitam os feriados para conhecer a barragem Norida Vieira de Lima

Notícias | Mundo

27 Dezembro, 2014

0

Lagoenses que moram em outras cidades aproveitam os feriados para conhecer a barragem Norida Vieira de Lima


Os lagonses que moram, estudam ou trabalham em outras cidades aproveitam os feriados de natal e ano novo para visitar os familiares e também conhecer a represa (barragem) Norida Vieira de Lima. O lugar se tornou ponto turístico para lagoenses e visitantes. Eles ficam admirados com a rapidez que a represa acumulou as águas, mas a explicação é natural, tudo se deve às chuvas torrenciais no Alto Paranaíba. Mas a administração municipal ressalta que na barragem é proibido nadar ou usar suas águas para qualquer outro tipo de lazer próprio. O local também oferece perigo constante de afogamento devido à profundeza das águas.

Um dos visitantes do local ficou admirado com a coloração que as águas da represa apresentavam no final de uma das tardes do mês de Dezembro de 2014. O internauta fotografou um azul todo especial. Mas a administração municipal faz um alerta, ressaltando que o reservatório inicialmente servirá apenas para o abastecimento de água potável a toda população do município, que é feita pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que foi parceiro da prefeitura na execução do projeto. A obra foi construída na região dos córregos Lavrado/Sapé, onde já existe a bacia do Sapé, que é a responsável pelo abastecimento de água na cidade.

A barragem tem 03 quilômetros de extensão, numa área de aproximadamente 25 hectares. A represa tem capacidade para acumular 01 (um) milhão e 53 mil metros cúbicos de água. A barragem poderá abastecer a cidade de Lagoa Formosa num período de aproximadamente 06 (seis) meses sem chuvas, por exemplo. A outorga de água no local passará de 30 mil litros para 80 mil litros de capitação de água por hora. A previsão era de que a barragem pudesse atingir o nível esperado de águas num período de aproximadamente 06 (seis), mas isso se as chuvas fossem demorar a chegar na região. Como choveu em abundância no mês de Novembro, a represa transbordou em apenas 02 meses.

Fotos: Internauta Dênis

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (6)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)