Leito da Lagoa Grande em Patos de Minas pede socorro e autoridades preferem cruzar os braços

Notícias | Sociedade

12 Novembro, 2013

0

Leito da Lagoa Grande em Patos de Minas pede socorro e autoridades preferem cruzar os braços


O principal Cartão Postal da cidade de Patos de Minas pede socorro. ”O leito da Lagoa Grande, no bairro que leva o mesmo nome, está sofrendo assoreamento e as autoridades preferem cruzar os braços”. É assim que uma senhora de aproximadamente 60 anos de idade, resume a atual situação do local, que é usado para momentos de lazer e esporte pela população de Patos de Minas. O cenário que era conhecido como uma das “maravilhas” da cidade, já não existe mais.

O leito da lagoa vem sofrendo assoreamento pelo tempo e pelos resíduos que são jogados em suas águas. Há mais de 30 anos que as enxurradas e o escoamento de águas de outras partes da cidade, estão sendo lançados no leito do “Cartão Postal” Patense. A lâmina d'água está diminuindo a cada dia, principalmente agora, em tempo de seca.

Atualmente os peixes que ainda existem no local já vivem na lama literalmente. E há grande possibilidade deles desaparecerem totalmente até que as autoridades competentes encontrem um meio para salvar a lagoa. Para as pessoas que fazem exercícios em sua orla e também usam a pista para caminharem, como o empresário Joaquim dos Reis, o cenário incomoda. "Eles nunca conseguem resolver a situação na verdade. É um pouco ruim conviver com isso", afirma.

A Procuradoria de Meio Ambiente reuniu-se com órgãos competentes ligados ao Meio Ambiente para firmar uma ação mais eficaz para o caso de assoreamento da Lagoa Grande. Na reunião, realizada no dia “21 de agosto de 2013”, foi discutida a possibilidade de buscar alternativas para manter a água da Lagoa Grande em um limite tolerável ambientalmente. Mesmo antes da intervenção de toda a área com a limpeza da lagoa, prevista no projeto de revitalização, a lâmina de água do local deve ser mantida para não prejudicar a sua vida útil, fauna e flora. Até o momento, nada foi feito para tentar solucionar o impasse.

Uma empresa de consultoria ambiental está elaborando um projeto de revitalização da Lagoa Grande. No projeto devem ser previstos desde a outorga, drenagem, desassoreamento, colocação de peixes, proteção e até a manutenção da Lagoa Grande, como parte de uma ação concreta de revitalização total da Lagoa Grande. Atualmente o que se vê no local é o crescimento de vegetação no leito assoreado do “antigo” Cartão de Postal de Minas. Lixo, garrafas plásticas e até pneus velhos são vistos no leito da lagoa.

O promotor de Defesa do Meio Ambiente, José Carlos de Oliveira Campos Junior, propôs em reunião com representantes dos poderes executivo e legislativo, na orla da Lagoa Grande, a assinatura de um TAC – Termo de Ajuste de Conduta, entre a Prefeitura Municipal e a Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais - para resolver o problema do assoreamento que atinge o principal cartão-postal da cidade. Mas as partes não chegaram a um acordo. O Ministério Público também pediu que se faça uma sondagem técnica na Lagoa Grande. Uma equipe da Prefeitura Municipal fará o trabalho de analisar o material que assoreou o leito da represa, bem como verificar a profundidade dela. Existe uma preocupação quanto ao tipo de intervenção ambiental no lago. 

Fonte: Vanderlei Gontijo




Galeria de Fotos (6)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)