Loba Guará é encontrada refugiada dentro de garagem em residência no centro da cidade de Lagoa Formosa

Regionais | Lagoa Formosa

16 Agosto, 2013

0

Loba Guará é encontrada refugiada dentro de garagem em residência no centro da cidade de Lagoa Formosa


Uma cena pouco comum chamou a atenção dos moradores da cidade de Lagoa Formosa nesta manhã de Sexta-Feira (16/08). Uma loba Guará foi encontrada passeando livremente pelo centro da cidade. O fato aconteceu por volta das 08h00 da manhã na Rua Xande Cadete. O animal silvestre se refugiou dentro da garagem de uma casa e causou grande espanto nas pessoas que moram no local. O corpo de Bombeiros foi acionado e capturou o animal para ser liberado posteriormente em uma reserva ambiental que existe próximo à cidade de Patos de Minas.

De acordo com informações do cabo Martins da Polícia Militar de Lagoa Formosa, a PM foi acionada à comparecer na Rua Xande Cadete, no centro, onde segundo testemunhas havia um lobo selvagem transitando tranquilamente pelas ruas da cidade, colocando em risco a integridade física das pessoas e do próprio animal. Em certo momento o lobo aproveitou que o portão de uma residência estava aberto e se refugiou na garagem, sendo que populares aproveitaram a ocasião efecharam o portão da garagem.

Na casa se encontravam 03 (três) pessoas no momento da ação, sendo que elas foram orientadas pelos militares a ficarem dentro do imóvel com as portas fechadas. A PM isolou o local e acionou o corpo de bombeiros na cidade de Patos de Minas, que foram à cidade e capturaram o animal (fêmea com mais de 1 metro de comprimento e pesando aproximadamente 40 quilos). A loba foi capturada e no momento o animal estava bastante agressivo. Dezenas de populares acompanharam a ação da policia militar e dos bombeiros.

O lobo-guará também conhecido como guará, aguará e aguaraçu, é o maior canídeo nativo da América do Sul e a única espécie do seu gênero. O lobo-guará habita as pradarias e matagais da América do Sul, com distribuição geográfica indo desde a foz do rio Parnaíba, no nordeste do Brasil, passando pelas terras baixas da Bolívia, o oeste dos Pampas, no Peru e o chaco paraguaio, até o estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

Os biomas de sua ocorrência no Brasil são: cerrado, veredas, Pantanal, Campos do Sul, parte da caatinga e Mata Atlântica, sendo frequentemente encontrado nos Campos Gerais. De uma população total estimada em 23 600 indivíduos, cerca de 21 746 encontram-se no Brasil, 880 no Paraguai e 660 na Argentina.

 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (15)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)