Mãe busca explicações para morte de filha de 16 anos que faleceu na UPA em Patos de Minas
Moradora de Santana de Patos, a jovem chegou à unidade de saúde reclamando de dor abdominal e faleceu aguardando resultado de exames; mãe suspeita de alergia à medicação
Na noite da última quarta-feira (05/10), Cristielen Marques da Silva saiu do distrito de Santana de Patos para Patos de Minas em busca de atendimento médico para sua filha Lauane Cristine, de 16 anos. Há alguns dias, conforme consta no prontuário de atendimento, a menina reclamava de dores abdominais.
Apesar do rápido atendimento após a triagem, a adolescente faleceu por “edema agudo de pulmão” na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Patos de Minas, enquanto aguardava por resultados de exames.
Nesta semana, ainda abalada e em luto, Cristielen voltou à UPA em busca de respostas sobre o que aconteceu com sua filha.
Insatisfeita, a mãe de Lauane esteve na redação do Portal Clube Notícia para relatar o acontecido e denunciar suposta negligência médica. Sua suspeita é de que menina fosse alérgica a um medicamento que ela recebeu na Unidade de Pronto Atendimento e que não foi retirado a tempo de seu organismo.
Cristielen conversou com a reportagem do Sistema Clube nesta terça-feira (11/10) e fez um desabafo sobre o ocorrido. Indignada, ela clama por justiça pela morte da filha e denuncia negligência dos profissionais que atenderam a adolescente.
“Alguma coisa tem. E eu, como mãe, sinto e peço, pelo amor de Deus, que me ajudem. Que não deixem esse caso ficar em vão. Porque quanto mais vamos deixando, mais vai acontecendo. E eu peço, pelo amor de Deus, que a verdade venha à tona”, declara.
Na entrevista, Cristielen detalha, desde o início, o atendimento que recebeu na UPA, incluindo o tratamento dispensado à menina. Segundo ela, houve até mesmo deboche de enfermeiro da unidade por causa dos gritos de dor e agonia da adolescente.
Confira o depoimento na íntegra:
O departamento de jornalismo do portal Clube Notícia procurou a Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Prefeitura de Patos de Minas em busca de um posicionamento acerca do falecimento de Lauane Cristine. Sobre o assunto, a ASCOM enviou a nota – na íntegra:
Sobre a morte de adolescente na UPA, informamos que:
– a paciente deu entrada na unidade às 22h52 de ontem (5/10) relatando dor abdominal; a triagem foi realizada às 22h56, e o primeiro atendimento médico ocorreu às 23h07;
– foram realizados exames laboratoriais, eletrocardiograma e radiografia;
– a adolescente estava com sinais vitais estáveis, contudo, enquanto aguardava o resultado dos exames laboratoriais, evoluiu de forma insatisfatória;
– encaminhada à sala de emergência, ela foi assistida por quatro médicos. Foi necessário o procedimento de intubação e reanimação pela equipe;
– a paciente teve o óbito confirmado às 5h40 por edema agudo de pulmão;
– todo o detalhamento da assistência prestada está registrada no prontuário, documento oficial do atendimento e cuja cópia já está com a mãe da adolescente.
Redação: Clube Notícia