Mais uma etapa de retirada de pneus do ecoponto foi realizada em Patos de Minas
Foram realizadas na manhã de Terça-Feira (16/04, duas operações simultâneas no Ecoponto no Bairro Planalto em Patos de Minas. Foram retiradas 20 toneladas de pneus inservíveis das ruas e parte externa do ecoponto pela carreta da empresa Reciclanip de Belo Horizonte. Toda a carga teve como destino a cidade Itaú de Minas onde serão reciclados pela empresa Votorantim Cimentos S/A. Juntamente com a operação da retirada de pneus do Bairro Planaldo foi realizado também o manejo e transporte do lixo queimado pelo incêndio.
Borracha e pedaço de pneus derretidos pelo fogo misturado a terra que foi utilizada para o controle do incêndio ocorrido na noite de sexta-feira, 12 de abril de 2013. A operação de limpeza do Ecoponto contou com o apoio de duas retroescavadeiras e dois caminhões-pipa da Prefeitura Municipal. Na parte da manhã do dia 16 de abril, grande parte das chamas do incêndio estava acesa. Ou seja, o fogaréu durou por cinco dias neste último atentado de incêndio no Ecoponto do Bairro Planalto em Patos de Minas. Há indícios que a ocorrência tenha sido criminosa. Um incêndio criminoso. O caso está sob a investigação das polícias militar e civil de Patos de Minas.
O Ecoponto do município é uma parceria das Revendedoras de Pneus, Apare, Ministério Público e Prefeitura Municipal de Patos de Minas para minimizar o impacto ambiental e o descarte aleatório e clandestino dos pneus inservíveis. De acordo com a resolução 416/2009 do Conama - Conselho Nacional de Meio Ambiente, a responsabilidade do destino final de pneumáticos são dos geradores, dos fabricantes, das indústrias. No caso de Patos de Minas as revendedoras e distribuidoras de pneus são as responsáveis para o descarte legal dos pneumáticos, através de seus fornecedores.
O ecoponto não é um fim e sim um meio. Um local de referência para serem estocados os inservíveis para que os pneus velhos e usados tenham um destino correto de acordo com a lei no âmbito ambiental. Soluções estão sendo tomadas por autoridades e entidades para o funcionamento do Ecoponto de Patos de Minas.
Fonte: Civuca Costa - Meio Ambiente
Fonte: Rejane Gomes