Mangueiras da BR 354 próximo à cidade de Lagoa Formosa estão sendo arrancadas e população se revolta

Regionais | Lagoa Formosa

20 Setembro, 2014

0

Mangueiras da BR 354 próximo à cidade de Lagoa Formosa estão sendo arrancadas e população se revolta


 A retirada de vários “pés de mangas” que ficam às margens da BR 354 próximo à cidade de Lagoa Formosa, tem causado revolta na população da cidade e usuários da rodovia em geral. O local é conhecido tradicionalmente por oferecer sombras e frutas nativas em sua época propícia a todas as pessoas que trafegam pelo local. É comum nos meses de Novembro, Dezembro e Janeiro, pessoas de todas as regiões do Brasil estacionar seus automóveis debaixo das mangueiras e colherem seus frutos. Mas nesta semana que corresponde aos dias 14 de Setembro de 2014 em diante, máquinas trabalham no lugar arrancando inúmeras árvores (pés de mangas). A reportagem do Patos 1 Notícias conversou com o engenheiro do DNIT, Saulo Morais, e com o Tenente Fernandes, da Polícia do Meio Ambiente, que esclarecem os motivos da retirada das árvores do local.

 

De acordo com o Engenheiro Supervisor do DNIT em Patos de Minas, Saulo Nogueira de Morais, o motivo que levou os “pés de mangas”  a serem arrancados das margens da BR 354, é a construção de um condomínio fechado próximo a rodovia. O engenheiro disse que o proprietário do chacreamento já havia entrado em contato com o DNIT e pedido instruções para que o mesmo pudesse arrancar as árvores. O intuito do empresário seria fazer um acesso ao condomínio. Saulo relata que informou ao proprietário sobre os procedimentos que deveriam ser adotados no caso. O mesmo elaborou um projeto, que após análises do DNIT e do Instituto Estadual de Florestas (IEF) foi aprovado. Ele conta que o projeto estipula uma quantia certa de árvores que podem ser arrancadas. O IEF teria ido ao local é demarcado os “pés de mangas” que deveriam ser derrubados. Ao todo 18 árvores serão arrancadas, sendo 10 em frente ao condomínio e 08 no sentido entrada para o "Capão das Canoas". 

 

Já o Tenente Fernandes da Polícia Militar Ambiental, disse por telefone ao Patos 1, que nesta Quinta-Feira (18/09) irá enviar uma equipe de policiais ao local para verificar se todos os procedimentos que estão sendo feitos no lugar estão dentro das normas legais. O certo é que a população em geral está revoltada com o fato, uma vez que as “mangueiras” existentes no local já fazem parte do cotidiano das pessoas que usam e trafegam pela BR 354 diariamente. Inclusive as árvores que estão sendo arrancadas estão milhares de frutos crescendo à espera de amadurecimento. A idade média das árvores existentes no local é de aproximadamente 50 anos. Os responsáveis pelo trabalho no local, disseram que outras árvores serão plantadas nos fundos do condomínio.

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (13)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)