Manifestantes tocados pelo caso de Giovanna cobram parecer do Hemocentro-Patos de Minas referente ao baixo limite de doadores mensais de medula óssea

Notícias | Sociedade

13 Setembro, 2015

0

Manifestantes tocados pelo caso de Giovanna cobram parecer do Hemocentro-Patos de Minas referente ao baixo limite de doadores mensais de medula óssea


Nesta segunda-feira (14/09), várias pessoas se reuniram em frente ao hemocentro em Patos de Minas para cobrar um posicionamento da unidade sobre o baixo número de doadores mensais de medula óssea. A manifestação aglomerou familiares e amigos da garotinha Giovanna, de apenas seis anos, portadora de leucemia. Atualmente, ela está internada no Hospital do Câncer de Barretos e já luta contra a doença há dois anos. O protesto chama atenção para a limitação do Hemocentro de Patos de Minas, que possui capacidade máxima de meramente 60 doações mensais para doadores de medula óssea. Uma situação que diminui consideravelmente a possibilidade de se encontrar doadores compatíveis, já que a chance é de uma em 100 mil.

No manifesto, foram usadas faixas, cartazes e apitos para representar a indignação das pessoas que se sensibilizaram com a situação e cobram um posicionamento sobre o número de coletas. A leucemia é um câncer que se origina na medula óssea, tecido localizado dentro do osso, responsável pela produção do sangue. As células malignas invadem a medula e bloqueiam a produção de células saudáveis, ocupando o "espaço" delas. Entre os sintomas estão anemia, dor nas articulações e na barriga, diminuição do sistema imunológico e sangramentos. Não há como prevenir a doença.

Para doar, é preciso ter entre 18 e 55 anos e estar em boas condições de saúde. O interessado preenche um formulário com dados pessoais e faz a coleta de 5 ml de sangue para testes, entrando para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e estando apto a doar para pacientes de todo o País. A coleta pode ser realizada no Hemominas, situado à Rua Major Gote, 1255, Centro de Patos de Minas.

Fotos: Patos Já

Fonte: Chrís Vieira

Chris Vieira

patos1@patos1.com.br




Galeria de Fotos (5)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)