Maria Artesãs da cidade de Patos de Minas mostram suas artes na Expominas em Belo Horizonte
A última semana foi especial para as Marias Artesãs de Patos de Minas. O grupo teve o trabalho apresentado na 25° Feira Nacional de Artesanato da Expominas, em Belo Horizonte, realizada entre os dias 1 e 8 de dezembro de 2014.
As integrantes Maria Salete da Silva e Maria da Silva Abadia, com o apoio da secretária da Fundação Casa da Cultura do Milho, Lílian Lopes, coordenaram o Stand montado para a comercialização das peças produzidas pelas artesãs. "O trabalho das Marias encantou os visitantes da Feira, prova disso, foi o número satisfatório de produtos artesanais vendidos", conta a secretária Lilian.
Graças ao patrocínio do Sebrae o grupo completo também participou do evento no sábado e domingo e tiveram a oportunidade de visitar além da Feira, o Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte, que mostra trabalhos antigos realizados em Minas Gerais, como a tecelagem. "A visita ao Museu foi especial e as exposições proporcionaram um resgate de memórias", explica o museólogo da Fundação Casa da Cultura do Milho, João Otávio, que também acompanhou o grupo.
Na Expominas, elas conheceram trabalhos artesanais oriundos de todos os cantos de Minas Gerais. O Mercado Central de Belo Horizonte também fez parte do roteiro e foi mais um local de intercâmbio de culturas.
Depois do evento as Marias Artesãs retornaram a Patos de Minas e agora, trabalham numa exposição no Pátio Central Shopping. De 9 a 14 de dezembro uma vitrine no local expõe as peças com temas natalinos. "Esperamos todos para conferirem o nosso trabalho especial de Natal e adquirirem as peças que confeccionamos", convida a Presidente da Associação das Marias Artesãs de Patos de Minas, Maria de Lourdes Oliveira Paula.
Fonte: Vanderlei Gontijo