Materiais escolares têm aumento nos preços devido ao reajuste do novo salário mínimo

Notícias | Economia

10 Janeiro, 2013

0

Materiais escolares têm aumento nos preços devido ao reajuste do novo salário mínimo


No início da tarde desta quinta-feira (10/01) a reportagem do Patos 1 percorreu as papelarias de Patos de Minas, onde foram feitos orçamentos para materiais escolares básicos. A pesquisa foi realizada em duas papelarias localizadas na região central da cidade e foi apontado que na lista de material de uso pessoal de um aluno do ensino fundamental (5º e 6º), como produtos básicos o custo foi de R$140,00 em uma papelaria. De acordo com a reportagem, na outra papelaria a mesma lista custa R$148,00.

O novo salário mínimo entrou em vigor no início do ano de 2013 e muitos produtos do material escolar também tiveram reajuste e vêm mais caros do que no ano passado. Para equilibrar está conta, a saída é pesquisar na hora das compras para analisar se há variação nos valores em outras papelarias e negociar com os filhos, explicando que os produtos mais procurados e mais caros nem sempre são sinônimo de mais qualidade.

De acordo com as vendedoras das papelarias que foram pesquisadas, os itens da lista de material escolar básica não alteram os valores nas datas de janeiro e fevereiro, o que pode vim acontecer são alguns materiais mais procurados não estarem mais no estoque da papelaria, pois é grande a procura pelos itens no mês de janeiro e início de fevereiro, onde o período letivo começa.

Os pais devem ficar atentos com a qualidade dos produtos, verificar se as embalagens (colas, borrachas, tintas, etc.) contêm informações claras e específicas sobre os danos que os produtos podem vir a causar em caso de ingestão acidental e analisar se os produtos são aprovados pelo Inmetro. Os consumidores também devem ficar atentos com as listas que as escolas oferecem e ler atentamente, pois muitas escolas exigem itens que não competem ao aluno comprar. 

Fonte: Letícia Teixeira | Foto: Reprodução

Letícia Teixeira

leticia@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)