Médicos Cubanos chegam a Patos de Minas para tentar amenizar a falta de profissionais na saúde pública
Os quatro médicos cubanos do programa “Mais Médicos” do Governo Federal chegaram em Patos de Minas no final da tarde desta Terça-Feira (22/04). Eles foram recepcionados pelo prefeito Pedro Lucas Rodrigues e apresentados à imprensa, secretários municipais e convidados em solenidade no gabinete do chefe do Executivo Municipal. O município havia se inscrito no programa no ano passado e na última quinta-feira (17/04), foi comunicado da chegada dos profissionais.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os médicos ficarão no município por um período de 3 anos e por enquanto serão mantidos nas Unidades de Saúde do Jardim Panorâmico, CAIC, Guanabara e André Luiz. “Eles são médicos generalistas e vão atuar no Programa Saúde da Família conhecido como PSF”, informou Dirceu Pacheco, Secretário Municipal da Saúde. Após o período de adaptação nas Unidades de Saúde, eles atuarão nas unidades da zona rural, cuja orientação do Ministério da Saúde é que eles trabalhem na zona rural.
Para participarem do programa “Mais Médicos” outra exigência do Ministério da Saúde é que os médicos estrangeiros falem um pouco do idioma, no caso a língua portuguesa do País, em que irão trabalhar. Patos de Minas conta hoje com 33 equipes do PSF e está com carência de médicos para atuarem no Programa de Saúde da Família (PSF). Os profissionais, Kátia Clara Cintra Tornes, Bell Garcia, Afonso Reis Gonzales e Osires Herrera Lopez, são todos clínicos gerais e realizaram um treinamento no Estado do Espírito Santo, por um período de trinta dias. Todos já trabalharam na Venezuela e Bolívia.
Matéria: Beatriz Silva/Fotos:Diário de Patos
Fonte: Vanderlei Gontijo