Membros dos Poderes Executivo e Judiciário Patense visitam Secretaria de Meio Ambiente em Patracínio
Um grupo patense, formado pelo diretor de Meio Ambiente, Eugênio Pacelli Civuca Costa, pelo diretor de serviços públicos, José Humberto Alves, pelo vereador João Batista Gonçalves e seu assessor Gustavo Gonçalves, pelo assessor parlamentar Vicente Antônio Fonseca, representando o vereador Brás Paulo, além do assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, José Borges Júnior, visitou, nesta segunda-feira, 24, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Patrocínio. Eles foram recebidos pelo responsável da pasta Carlos Ibrahim Daura e pelo geólogo José Eustáquio.
A visita teve o objetivo de conhecer alguns projetos, entre eles o que trata das “cascalheiras”. O Serviço Geológico de Patrocínio desenvolveu um plano de ação para regulamentar, disciplinar e definir atribuições para a lavra de cascalho. A ideia é buscar apoio da Associação dos Municípios do Alto Paranaíba (Amapar), da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), para solicitar ao DNPM a isenção do Requerimento de Registro de Extração, pelas prefeituras, para a lavra de volumes “insignificantes” de cascalho, nas margens e proximidades de estradas rurais, para recuperar, manter e construir novas estradas rurais.
Outro local visitado foi o galpão de recolhimento de lixo eletrônico e pilhas. O projeto tem a participação de escolas. Em 2012, foram recolhidas cerca de 1,5 toneladas de lixo eletrônico e tóxico. “Patos de Minas já tem a lei, que falta ser regulamentada; a intenção é criarmos um local semelhante a este aqui em nosso Município para o descarte correto do lixo eletrônico”, disse Eugênio Pacelli Civuca Costa, diretor de Meio Ambiente de Patos de Minas.O galpão de recolhimento recebe televisores, componentes eletrônicos, monitores e CPUs de computador. “As lâmpadas fluorescentes são embaladas e transportadas para incineração em uma empresa de Lavras, no sul de Minas Gerais”, informou a encarregada.
Daepa, Canil e Ecoponto – O grupo patense também conheceu a Estação de Tratamento de Esgoto. A ETE de Patrocínio tem 8 anos. O Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio trata 100 % do esgoto da cidade. O grupo patense foi recebido pela geóloga Lorenza Cruz Botelho. O Canil Municipal de Patrocínio é equipado com um espaço amplo, coberto, com alas separadas para machos e fêmeas e proteção nas laterais para evitar que os animais se molhem em caso de chuva de vento. A Clínica tem um médico-veterinário que realiza cirurgias e pratica a eutanásia, método autorizado e utilizado nos casos de animais doentes ou com risco de morte.
O Ecoponto funciona na área onde está localizado o Canil. A diferença é que em Patrocínio a Prefeitura recolhe os pneus inservíveis nos estabelecimentos da cidade, ao contrário de Patos de Minas, onde as empresas são obrigadas a levar o material ao Ecoponto, cumprindo o que determina a chamada logística reverso de meio ambiente.
Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Patos de Minas
Fonte: Vanderlei Gontijo