Mesmo com baixa no nível do Rio Paranaíba, 211 patenses continuam fora de suas residências
Dois abrigos municipais provisórios abrigam a população afetada
Devido às constantes chuvas registradas em Patos de Minas e região nos primeiros dias de 2023, o nível do Rio Paranaíba continua sob observação de autoridades municipais. De acordo com medição realizada pela Defesa Civil, por volta das 07h desta quarta-feira (18/01), o nível do Rio estava em 9,23 metros acima do nível normal.
Segundo boletim divulgado pela Central de Atendimento Social às Vítimas das Enchentes (CASVE), 211 patenses ainda estão sofrendo as consequências da enchente. Patos de Minas tem 71 famílias desalojadas, totalizando 186 pessoas; e outras nove famílias desabrigadas em razão da enchente do Rio Paranaíba, totalizando 25 pessoas.
Dois abrigos municipais provisórios continuam abrigando a população afetada. Na Escola Estadual Santa Terezinha, até o momento, 12 pessoas de quatro famílias estão abrigadas no local, sendo 11 adultos e uma criança.
Já no abrigo provisório montado na Escola Estadual Ilídio Caixeta de Melo, estão abrigadas 13 pessoas de cinco famílias, sendo 11 adultos e duas crianças.
Desajolados ou Desabrigados?
De acordo com o Glossário da Defesa Civil, é considerada DESALOJADA a pessoa que foi obrigada a abandonar – temporária ou definitivamente – sua habitação em função de evacuações preventivas, destruição ou avaria grave, decorrentes do desastre e que, não necessariamente, carece de abrigo provido pelo Sistema.
O DESABRIGADO é um desalojado ou pessoa cuja habitação foi afetada por dano ou ameaça de dano e que necessita de abrigo provido pelo sistema.
Por Guilherme Camargo