Minas Gerais confirma calendário escolar 2026 com modelo trimestral e início das aulas em 4 de fevereiro

Outra mudança é a previsão de sábados letivos focados em ações de mobilização familiar e comunitária, reforçando o vínculo entre escola, pais e responsáveis

Notícias | Educação

03 Dezembro, 2025

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Minas Gerais confirma calendário escolar 2026 com modelo trimestral e início das aulas em 4 de fevereiro


As aulas na rede estadual de ensino serão encerradas no dia 17 de dezembro, marcando o fim do calendário letivo de 2025. Paralelamente, o Calendário Escolar 2026 já foi publicado pelo Governo de Minas e traz mudanças significativas para estudantes, famílias e profissionais da educação. A principal delas é a adoção definitiva do modelo trimestral, anunciada após uma consulta realizada entre 5 e 14 de novembro, que contou com a participação de mais de 36 mil servidores.

Com a mudança, o ano letivo de 2026, que começa em 4 de fevereiro, terá uma nova dinâmica para avaliações, planejamento pedagógico e acompanhamento da aprendizagem em toda a rede estadual. Na consulta pública, 67% dos participantes (24.456 servidores) optaram pelo modelo trimestral, enquanto 33% (12.089) preferiram o formato bimestral. Assim, o ano passa a ser dividido em três períodos: os dois primeiros valendo 30 pontos, e o terceiro, 40 pontos, estratégia que busca manter o engajamento dos estudantes até o encerramento das atividades.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), o novo calendário fortalece a integração entre Estado e municípios ao alinhar datas e períodos de planejamento. A unificação facilita o transporte escolar, otimiza rotas e melhora a organização interna das escolas.

O Calendário Escolar 2026 define as principais datas do próximo ano:

  • Fim das aulas de 2025: 17 de dezembro;
  • Início das aulas em 2026: 4 de fevereiro;
  • Recesso escolar: 20 a 31 de julho;
  • Semana do Professor: 13 a 16 de outubro;
  • Término das atividades escolares: 18 de dezembro.

Outra mudança é a previsão de sábados letivos focados em ações de mobilização familiar e comunitária, reforçando o vínculo entre escola, pais e responsáveis.

A SEE-MG afirma que a trimestralidade atende às demandas dos profissionais da educação por um processo formativo mais consistente. O modelo amplia o tempo destinado ao ensino, permite o planejamento contínuo e reduz a pressão das avaliações concentradas em períodos curtos.

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, destacou os benefícios observados pela categoria.

“A rede escolheu a trimestralidade porque ela oferece um processo formativo mais consistente, organiza melhor o tempo de sala de aula e permite distribuir as avaliações sem sobrecarregar estudantes e professores.”

Apesar da mudança no Estado, o calendário dos municípios permanece sob responsabilidade das redes municipais. No entanto, o alinhamento de datas facilita ações conjuntas e o diálogo pedagógico entre os sistemas.

Com isso, o ano letivo de 2026 passa a ser estruturado em três ciclos avaliativos, que priorizam equilíbrio, continuidade no planejamento e melhores condições para o desenvolvimento dos estudantes.

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




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