Ministério da Saúde concede habilitação de Oncologia e Patos de Minas passa a realizar tratamento de câncer gratuito pelo SUS

Atendimentos devem ser realizados na Santa Casa de Misericórdia e no Centro Oncológico AZ do Noroeste

Notícias | Saúde

18 Novembro, 2022

0

Ministério da Saúde concede habilitação de Oncologia e Patos de Minas passa a realizar tratamento de câncer gratuito pelo SUS


A Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas recebeu na tarde desta quarta-feira (16/11) uma notícia aguardada há cerca de um ano. O município obteve, pelo Ministério da Saúde, a habilitação no serviço de Oncologia. Isso significa que, a partir de agora, pacientes com câncer conseguem realizar o tratamento da doença de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sem ter que sair da cidade.

Em entrevista, a Sectretária de Saúde Ana Carolina explicou que, com essa habilitação, o Município consegue até mesmo receber mais recursos através do SUS para custear tratamentos realizados na cidade. Além disso, pacientes da região que estão realizando tratamento de algum tipo de câncer passam ter o atendimento na Santa Casa de Misericórdia e no Centro Oncológico AZ do Noroeste, em Patos de Minas.

“(A Oncologia) aprovada, os casos iniciais que chegam na Secretaria já vão ficando aqui em Patos. Lembrando que os casos iniciais da carteira daqui: pele, gastrointestinal, mama, colo de útero e próstata. Alguns outros tipos de câncer, a complexidade do tratamento e as especialidades ainda continuam sendo acompanhadas em Belo Horizonte, Uberlândia… porque precisa de especialista que ainda não tem na nossa região”, afirma.

A secretária de Saúde também esclarece que, a princípio, aqueles pacientes que já são tratados em outras cidades terão seus casos avaliados um por um por uma equipe médica reguladora, para verificar dentro de quanto tempo podem retornar para a Capital Nacional do Milho. Já aqueles que forem diagnosticados a partir de agora, em sua maioria, devem permanecer na cidade.

Dessa forma, Patos de Minas passa a ser referência para tratamento de câncer para os 33 municípios que compõem a Macrorregião Noroeste.

Matéria e foto: Amanda Marques 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)