Ministério da Saúde lança campanha de valorização do aleitamento materno
Prática pode reduzir em até 13% taxa de mortalidade nos primeiros anos
O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (29/07)
uma nova edição da campanha de valorização do aleitamento materno. A iniciativa
tem como tema Todos pela Amamentação: É Proteção para a Vida Inteira e visa
sensibilizar a sociedade sobre a importância dessa prática.
A campanha reafirma a relevância do aleitamento
materno durante os dois primeiros anos, ou mais. Nos primeiros seis meses, a
recomendação é que o aleitamento materno seja a fonte exclusiva para do bebê.
A prática continua importante mesmo no cenário da
pandemia de COVID-19, diz o Ministério da Saúde, ao ressaltar que o aleitamento
materno pode reduzir em até 13% as taxas de mortalidade infantil nos primeiros
cinco anos da criança.
Entre 1986 e 2020, essa alternativa como fonte
principal de alimentação no primeiro ano de vida passou de 30% para 53,1%.
De acordo com dados da Organização Pan-americana da
Saúde (Opas), 40% das crianças têm aleitamento materno no mundo. Na América
Latina, menos da metade das crianças mamam na primeira hora de vida.
Doação
Em maio, o Ministério da Saúde já havia lançado a
campanha nacional de estímulo à doação de leite materno. Conforme a pasta, essa
prática supre apenas 64% do que seria necessário para atender à demanda.
O Brasil conta com 222 bancos de leite materno e 220
pontos de coleta.
No ano passado, foram doados 229 mil litros de leite
materno por 182 mil mulheres. Esses números marcaram um aumento de 2,7% em
relação ao ano anterior.
Fonte: Agência Brasil