Ministério Público convoca reunião para discutir retomada de voos diretos BH-Patos de Minas

Notícias | Política

15 Março, 2015

0

Ministério Público convoca reunião para discutir retomada de voos diretos BH-Patos de Minas


Está publicada no portal do Ministério Público Federal uma convocação de reunião, para se discutir a retomada de voos da empresa Azul com origem em Patos de Minas para a capital Mineira (BH). Em meados de 2014 houve uma mudança de itinerário, onde os passageiros passaram a ter apenas a opção de realizar voos até a cidade de Campinas/SP com preços e condições, segundo a publicação, impraticáveis.

As informações são do site: http://www.prmg.mpf.mp.br 

Após instaurar procedimento administrativo para apurar as repercussões legais do cancelamento dos vôos diretos entre as cidades de Belo Horizonte e Patos de Minas, o Ministério Público Federal (MPF) convocou reunião para o próximo dia 17 de março na tentativa de resolver a questão sem que seja preciso recorrer às vias judiciais. 

Atualmente não existem mais voos diretos entre as duas cidades. Eles foram cancelados em meados do ano passado, após a fusão das companhias aéreas Azul e TRIP. A única opção que restou para os habitantes de Patos de Minas, distante cerca de 400 km de Belo Horizonte, assim como para as populações dos demais municípios da região, é uma viagem com escala e conexões em Campinas/SP e preços e condições impraticáveis.

O MPF esclarece que o objetivo da reunião não é o de acabar com esse voo para Campinas, "mas assegurar que Patos de Minas possa receber ligação direta para Belo Horizonte além da rota já existente para o estado de São Paulo".

Para se ter ideia, o tempo de voo total realizado hoje na viagem aérea Patos de Minas-BH acaba sendo superior ao do deslocamento por via terrestre, que é de mais de cinco horas. A discrepância é maior ainda nos preços das passagens, muito mais caras do que as praticadas pela companhia aérea quando o voo era direto e diário.

Em pesquisa realizada no último dia 4/03 de passagens para o final do mês, com ida sexta-feira e volta na segunda, o MPF encontrou, na tarifa mais barata, preços que variavam de R$ 1.877,17 (chegada/saída em/por Confins) a R$ 2.349,15 (chegada/saída no/do aeroporto da Pampulha).  

Para o Ministério Público Federal, essa situação acaba impondo prejuízos e dificuldades de toda ordem à população da região, superior a 500 mil pessoas, restando-lhes como única opção viável para o acesso à capital do estado a perigosa, lenta e distante via terrestre. 

"Por isso, o retorno de tal operação é fundamental para assegurar o direito dos consumidores à observância do princípio da continuidade dos serviços públicos, que foram interrompidos bruscamente pela empresa, que detém uma concessão pública, a do transporte aéreo de passageiros", afirma o procurador da República Marcelo Freire Lage.

A expectativa é que o encontro possa demonstrar, aos representantes da companhia aérea, as dificuldades enfrentadas pela população regional após o cancelamento repentino dos voos diretos para a capital do estado, como também a viabilidade econômica de sua retomada face à demanda existente na região.

Além dos representantes da Azul, também foram convidados para a reunião o vice-governador do estado, Antônio Andrade, e o deputado estadual Hely Tarquínio, ambos com base eleitoral na região. Já confirmaram presença os prefeitos dos municípios de Patos de Minas, Carmo do Paranaíba, Lagoa Formosa, Patrocínio e Presidente Olegário; os presidentes da Câmara Municipal de Patos, da regional da Federação das Indústrias de Minas Gerais, da Câmara dos Diretores Lojistas e dos Sindicatos dos Produtores Rurais, do SindComércio e da AciPatos, assim como representantes da OAB, da Universidade de Patos de Minas (UNIPAM) e do Conselho Regional de Medicina. 

A reunião acontecerá na próxima terça-feira, 17, na sede da Procuradoria da República em Patos de Minas, na Avenida Lucy Mesquita de Araújo, 46, bairro Guanabara (Sobradinho) .

Fonte: Assessoria de comunicação do Ministério Público

 

 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)