Moradores da Avenida Ivan Borges em Patos de Minas estão impossibilitados de sair de casa de carro
Os moradores da Avenida Ivan Borges Porto amanheceram nesta Sexta-Feira (24/01) impossibilitados de saírem de casa de carro. As chuvas que caíram no final da tarde de ontem (23/01) juntamente com a grande quantidade de terra e cascalho que a empreiteira responsável pela obra jogou no local e as maquinas pesadas que passaram na avenida deixou o local intransitável. Os moradores pedem solução para o problema no local que parece interminável. As obras de canalização do córrego que passa pelo local começaram a aproximadamente 03 (três) anos e se arrastam por duas gestões de administração pública. Um abaixo assinado foi feito pelos moradores e encaminhado para a Câmara dos Vereadores na tentativa de apressar os trabalhos e encontrar uma solução para o problema.
De acordo com uma moradora que está ilhada e impossibilitada de sair de casa, a situação está se tornando insuportável e tem atrapalhado até a parte profissional das pessoas que residem na área ou mesmo tem comércio na Avenida Ivan Borges Porto. Ela conta que tem um salão de beleza e que suas clientes estão ficando desanimadas em ir até o salão devido ao barro e lama que tem se acumulado no local. As obras no lugar já passaram por duas etapas e os recursos financeiros não são suficientes para concretizar os trabalhos. O caso já foi parar na promotoria pública e ainda deve estar longe de ter um desfecho final. Os responsáveis pelas obras sempre encontram algum tipo de justificativa para a situação. Eles dizem que são as chuvas fortes de estação, em outros momentos falam que as verbas acabaram e que o dinheiro não foi suficiente.
Mas quem acaba realmente sendo prejudicado com a novela da “Avenida Ivan Borges Porto” são mesmo os moradores do local. Muitas pessoas já pensam em mudar do endereço, principalmente os que moram de aluguel. Até comerciantes já fecharam as portas de alguns estabelecimentos devido ao problema. Os prejuízos causados pelos transtornos são grandes e tem gerado um intenso desconforto aos moradores. Na próxima semana deverá ser realizada uma reunião na câmara dos vereadores de Patos de Minas com a intenção de buscar soluções para o caso. A Araguaia Engenharia Ltda havia parado as obras na Avenida Ivan Borges Porto em abril de 2013 aguardando a necessidade de um aditivo para concluir o trabalho. O valor liberado pelo governo do Estado, através da Setop (Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas), é de R$4.358.243,29.
De acordo com o contrato, que contempla a pavimentação do trecho da Avenida Ivan Borges Porto e canalização dos córregos do Monjolo e Caixa d’água até o interior do Parque do Mocambo, além de dar sequência à segunda e terceira etapas da avenida Fátima Porto. Mas as obras não evoluem e a situação está cada vez pior.
Fonte: Vanderlei Gontijo