Moradores do centro em presidente Olegário estão revoltados com lotes sujos, já no Bairro Dona Benta a revolta é com cascalheira
Moradores nas imediações da Rua Irineu Godinho e Felisberto Fonseca, no centro de Presidente Olegário vêm através deste portal fazer um apelo ao órgão ou departamento responsável na Prefeitura, no sentido de notificar proprietários de terrenos sujos, naquela área, que se tornaram verdadeiro matagal.
Verificamos no local e constatamos que os reclamantes estão cobertos de razão, como pode ser verificado através das fotos registradas. Os lotes estão, a bem dizer, abandonados pelos proprietários. O mato serve de esconderijo, criadouro de insetos, animais peçonhentos, possivelmente foco de mosquito transmissor da dengue, e, local para consumo de drogas.
Uma moradora que reside ao lado dos lotes no centro disse que os proprietários foram procurados para realizar a limpeza, mas nenhuma providência foi tomada até o momento. “O mato alto e sujeira no terreno já incomoda há muito tempo e já desistir de reclamar sobre o problema com as autoridades, desde o ano passado reclama e nada” desabafa a moradora.
Ela nos relatou que a Vigilância Sanitária fez uma visita nos lotes e para notificar os proprietários para realizar a limpeza. “Pasme os donos dos terrenos querem que todos os vizinhos que residem no local dividam os gastos com a limpeza” desabafou.
Os vereadores da cidade foram procurados pelos moradores e relataram que estão reformulando o Código de Postura do Município, o qual já está tramitando há mais de quatro meses na Câmara Municipal no qual este problema se enquadra no novo código. A questão dos terrenos em situação de abandono vem sendo motivo de constante reclamação da população. Medidas tem que ser tomadas por nossas autoridades e os proprietários dos lotes notificados, e caso seja necessário à aplicação de multas.
Algumas cidades vizinhas o proprietário do lote é notificado tendo um prazo estipulado caso a limpeza não seja feita, funcionários da Prefeitura realizam a limpeza e a despesa é encaminhada ao proprietário do lote, se o mesmo não efetuar o pagamento, fica como divida ativa.
Depósito Cascalho DER.
Já no Bairro Dona Benta vizinhos de um lote de propriedade Departamento de Estradas e Rodagem – DER – MG a revolta é com o depósito de cascalho que está sendo feito pelo órgão.
Moradores próximos ao lote na Rua Prefeito João Pinheiro disseram que a preocupação antes era com a sujeira, mas foi feita a limpeza do terreno e agora o descontentamento é com depósito de mais de cem caminhões de cascalho que está sendo feito no local.
Um morador relatou que é um transtorno todos os dias é caminhão, máquinas entrando e saindo o dia todo causando muita poeira para todos os moradores.
“Pior de tudo é que nem muro direito este lote tem, isso traz muito transtornos para todos, esperamos que nossas autoridades nos ajudem a resolver este problema” disse um morador revoltado.
Nossa reportagem entrou em contato com o senhor Rogério Alves Nassif Campolina chefe do DER em Patos de Minas e o mesmo relatou que o cascalho depositado no local será usado em breve no período chuvoso para cascalhar os pontos mais críticos da rodovia LMG 722 que liga Presidente Olegário ao Distrito de Galena.
“ O cascalho que depositamos neste lote foi oriundo de uma rua aberta na cidade, como há falta de cascalho resolvemos coloca-lo neste lote e posteriormente na época de chuvas utiliza-lo para cascalhamento da rodovia LMG 722, inclusive estamos com outro ponto de deposito de cascalho no Parque de Exposições, esperamos a compreensão da população pois em breve estaremos retirando este cascalho” ressaltou Rogério.
Fonte: Hamilton Amorim