Morando em Patos de Minas há mais de 8 anos ucraniana fala sobre situação da guerra em seu país

Gênia conversou com o jornalismo da Rádio Clube98 e falou um pouco sobre a busca de informações fidedignas da situação na Ucrânia.

Notícias | Mundo

02 Março, 2022

0

Morando em Patos de Minas há mais de 8 anos ucraniana fala sobre situação da guerra em seu país


A guerra da Rússia contra a Ucrânia já dura uma semana, com isso, as consequências já refletem em todo o mundo, a situação fica ainda mais delicada para os Ucranianos que vivem em outros países e estão acompanhando a situação caótica no país por meio de notícias que chegam muitas vezes desencontradas. É o caso da Ucraniana, empreendedora e professora, Yevgeniya Shcherbak, conhecida como Gênia, que vive há aproximadamente oito anos em Patos de Minas.

Ela conversou com o jornalismo da Rádio Clube98 e falou um pouco sobre a busca de informações fidedignas da situação na Ucrânia e do atual cenário enfrentado no país.

A empreendedora contou que teve muita dificuldade para buscar informações do que realmente estava acontecendo quando os ataques se iniciaram, afinal em tempos de ascensão das redes sociais, muitas informações não verídicas são disseminadas principalmente na internet.

 Quando falamos em um cenário de guerra, como acontece atualmente na Ucrânia, a situação ainda se agrava mais, mas Gênia relata que com ajuda de amigos e familiares Ucranianos conseguiu encontrar alguns sites da Ucrânia e alguns canais no Telegram que são abastecidos com notícias oficias.

Apesar da situação na região em que seus familiares vivem estar mais tranquila, Gênia destaca que segundo as informações apuradas por ela e também por meio de conversas com pessoas que estão no país é possível observar que principalmente as regiões mais centrais do país foram muito afetadas, mas o cenário é muito imprevisível para todo o povo Ucraniano, uma vez que nunca se sabe onde será o próximo ataque.

A empreendedora também relata que além dos ataques propriamente ditos, existe também uma guerra psicológica e de desinformação que acaba prejudicando ainda mais.

Confira a entrevista na íntegra:


Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)