Morre aos 81 anos o primeiro presidente do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade de Lagoa Formosa
Morreu nesta quarta-feira (15/03) na cidade de Lagoa Formosa, o primeiro presidente do Sindicato dos Produtores Rurais e ex-vereador, o senhor Joaquim Pires Ribeiro (Joaquim do Vico). O Lagoense que nasceu no dia 21 de Agosto de 1936 na região de Campo Bonito, no município de Lagoa Formosa sofria de complicações de saúde devido a um AVC sofrido há mais de 10 anos. O corpo de “Joaquim do Vico” está sendo velado no velório municipal e o sepultamento acontece às 18h00 desta quarta (15). No dia 1º de Março no aniversário de Lagoa Formosa "Joaquim do Vico" foi homenageado com a comenda "Zico Carneiro", mas devido ao seu estado debilitado recebeu a placa e o bolo oferecidos pela prefeitura em sua prórpia casa.
Joaquim Pires Ribeiro, que era viúvo e deixa oito filhos, viveu na região de Lagoa Velha com a família até 1969, período que além de agricultor, iniciou sua atividade de prestação de serviços em transporte, primeiramente com carro de bois e depois com um pequeno caminhão. Na década de 70 do século passado ele se mudou para Lagoa Formosa e iniciou atividades comerciais no ramo de compra e venda de cereais.
Em 1974, comprou as terras que hoje é a Fazenda denominada Vargem do Lobo e, a partir daí ele conciliava as duas atividades: comerciante e produtor rural. Em 1976 foi eleito vereador para a legislatura de 1977 até 1982.
Em 1977, “Joaquim do Vico” participou ativamente da fundação do Sindicato de Produtores Rurais, sendo todo legalizado e associado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais e aos demais Órgãos Públicos, sendo eleito seu primeiro Presidente, cargo que exerceu por 11 (onze) anos (1977 até 1987). Mas mesmo afastando-se da presidência do Sindicato Rural, ele continuou auxiliando outros presidentes, sendo diretor em todos os pleitos posteriores.
Na sua passagem pela presidência do Sindicato Rural destacam-se alguns feitos muito importantes: a aquisição do terreno e a construção da Sede Própria, localizada na Rua João Carneiro, onde funciona até hoje; a aquisição da área destinada à construção do Parque de Exposições. A construção do paiolão que recebeu carinhosamente o nome de “Joaquinzão” em sua homenagem.
Joaquim Pires Ribeiro, além de sua funções no Sindicato Rural e Vereador, ele também foi um dos sócios fundadores do Lagoa Tênis Clube (LTC), foi Presidente do Santa Cruz Esporte Clube e como membro da Sociedade São Vicente de Paulo, foi Presidente de algumas Conferências. Ainda como diretor do Sindicato Rural, no ano de 2005 e 2006 ele estava empenhado num novo projeto para o Parque de Exposições: a construção dos camarotes fixos, projeto interrompido pelo AVC que sofreu e lhe deixou grandes e graves sequelas.
Matéria:Vanderlei Gontijo/Colaboração:Ilma Marques (secretária de Educação e Cultura de Lagoa Formosa).
Fonte: Vanderlei Gontijo