Motoristas reclamam de má sinalização e demora excessiva nos "pare e siga" das obras na MGC-354 entre Presidente Olegário e Patos de Minas
Técnicos do DER-MG estão empenhados em monitorar as condições da via e das obras, verificando as condições de tráfego e da sinalização

Neste ano, o Departamento de Estradas de Rodagem de
Minas Gerais (DER-MG) começou a recuperação do pavimento e iniciou a construção
de terceiras faixas em alguns trechos da MGC354, que liga Presidente Olegário a
Patos de Minas. Desde que as obras começaram, motoristas estão reclamando da
mobilidade no local e da sinalização. Houve ocorrências de acidentes, alguns
veículos grandes ficaram atolados e, em média, os condutores estão gastando
mais de uma hora de Presidente Olegário a Patos de Minas.
Motoristas entraram em contato com o PO Notícias e
reclamaram da mobilidade, durante a intervenção. Eles se queixaram da demora em
cada “pare e siga”. Outro aspecto, é que, devido às chuvas, o trecho, onde foi
retirado o pavimento, ficou cheio de lama e alguns veículos ficaram atolados.
Na noite de domingo (27), condutores ficaram mais de uma hora parados, após uma
carreta atolar no local. Os motoristas também reclamaram da quantidade de
acidentes que aconteceram nos últimos dias.
Nossa reportagem foi até a rodovia, no final da manhã
desta terça-feira (29), e verificou a reclamação dos motoristas. No primeiro
“pare e siga”, no sentido Patos de Minas a Presidente Olegário, foi mais de 30
minutos de espera, o que dá uma média de mais de uma hora, de uma cidade a
outra, devido a existência de dois pare e siga.
O PO Notícias entrou em contato com o DER-MG a
respeito das obras e reclamações dos motoristas e recebeu a seguinte nota:
“O DER-MG deu a ordem de início em dezembro para
restauração do pavimento e aumento da capacidade de tráfego da MGC-354, no
trecho entre os entroncamentos das rodovias MG-410 – passando por Presidente
Olegário – até a BR-365 – Patos de Minas, com 47,1 km de extensão. O prazo
contratual é de 650 dias corridos.
A restauração do pavimento começa com uma sequência de
ações que envolvem ajustes nos dispositivos de drenagem, reparos pontuais,
retirada do asfalto da pista antiga, reciclagem do material, a recomposição com
capa asfáltica e, por fim, nova sinalização horizontal e vertical.
Entre o início dos trabalhos e o mês de março, período
com chuvas mais intensas, foram executados trabalhos corretivos na base da
pista e correções nos dispositivos de drenagem.
Ao ocorrer um breve período de estiagem, serviços de
reciclagem e retirada da capa asfáltica começaram a ser realizados. Porém,
chuvas recentes e fora de época estão acontecendo. Com isso, os trechos da
rodovia sem asfalto e na fase de preparação estão resultando na lama, o que
pode ter contribuído para dificultar a trafegabilidade.
Técnicos do DER-MG estão empenhados em monitorar as
condições da via e das obras, verificando as condições de tráfego e da
sinalização.
O Departamento recomenda aos motoristas que utilizam a
MGC-354, que durante o período de obras e das operações de tráfego em pare e
siga, mantenham a atenção redobrada, respeito à sinalização e uma direção
defensiva ao dirigir, para evitar o risco de acidentes desnecessários”.
Por Diego Natanael