Mudança no transporte público de Patos de Minas gera polêmica
A partir do dia 16 de julho todos os usuários do transporte público municipal deverão utilizar como meio de pagamento de tarifa o cartão eletrônico do “Sistema Ande Fácil”, dessa forma não será mais aceito no ônibus o dinheiro como forma de pagamento das passagens. As mudanças atendem ao TAC – Termo de Ajustamento de Condutas, firmado pela Prefeitura de Patos de Minas e Viação Pássaro Branco, perante o Ministério Público Estadual e ao Decreto Municipal nº 3.573 de 25 de junho deste ano.
Segundo a Prefeitura essa medida tem como objetivo aumentar a qualidade do serviço prestado, uma vez que agiliza o embarque dos passageiros e promove a segurança de motoristas e usuários, já que não há circulação de dinheiro dentro dos ônibus, diminuindo os assaltos. Ainda segundo a Prefeitura essa mudança também atende a necessidade de manutenção da tarifa sem aumento.
Polêmica
Nas redes sociais, a divulgação dessas alterações contrariou parte dos internautas que utilizam o transporte público julgando ser um absurdo ter que adquirir o cartão entendendo que a compra do mesmo gera demissões, e questionam ainda a constitucionalidade dessa medida, acreditando que a empresa poderá em certos momentos ver seus usuários solicitando até mesmo a Polícia, quando não for aceito dinheiro como forma de pagamento.
Em nota á impressa, a Viação Pássaro Branco reforçou a ideia de utilização do transporte coletivo, como sendo a melhor maneira de se contribuir com a sustentabilidade, e pediu aos usuários a valorização do transporte público. A nota termina enfatizando, que na data estipulada pelo decreto, o pagamento das passagens somente será feito com o cartão eletrônico.