Mudanças na gestão da saúde em Minas tendem a ser rejeitadas pelo Conselho Estadual de Saúde

Servidores ligados ao HRAD, descartam a possibilidade de mudanças no Regional

Notícias | Saúde

03 Outubro, 2019

0

Mudanças na gestão da saúde em Minas tendem a ser rejeitadas pelo Conselho Estadual de Saúde


O Governo de Minas estuda promover algumas alterações na gestão da saúde no Estado. A ideia foi apresentada aos deputados estaduais, na Assembleia Legislativa (ALMG). Na prática, a proposta visa encaminhar a gestão da Fundação Hospitalar do Estado Minas Gerais (FHEMIG) para as chamadas “Organizações Sociais”. No entanto, entre os membros do Conselho Estadual de Saúde, a notícia não repercutiu bem. Eles alegam que a mudança pode prejudicar o atendimento.

Em entrevista à Rádio Clube 98, o presidente do conselho, Pedro Israel da Cunha, criticou a medida, mas admitiu a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre o tema. Ele também afirmou que a tendência do Conselho, atualmente, é rejeitar a proposta. “Pelo que eu conversei os conselheiros, eles estão inclinados a não aprovar essa medida. Em outros estados esse modelo não foi bem sucedido, mas confesso que o tema é novo pra nós e ainda carece de mais análise”, explicou.

Na Capital do Milho, a simples menção ao assunto rendeu mobilização de sindicatos de funcionários da saúde. Eles chegaram a afirmar que o Hospital Regional Antônio Dias Maciel foi vendido pelo Governador Romeu Zema (NOVO). No entanto, conforme foi apurado não há informações sobre essa proposta aqui em Patos de Minas.

Servidores ligados ao HRAD, descartam a possibilidade de mudanças no Regional. Para eles, a estrutura do Hospital não se enquadraria nos modelos em discussão. Além disso, todos afirmam que a unidade está lotada e sem condições de atender os 33 municípios da região. Por conta disso, o HRAD precisaria de uma reforma administrativa, antes de uma mudança no modelo de gestão. 

Por: redação Clube Notícia.

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)