No mês nacional de combate ao colesterol, especialista explica e orienta sobre fatores de risco
Agosto é o mês de Combate ao Colesterol, a campanha foi nacionalmente estabelecida como forma de conscientização e prevenção a doenças cardiovasculares. No entanto, diferente do que muitos pensam, o colesterol não é uma doença. O colesterol alto está associado a fatores de risco para o desenvolvimento de doenças, principalmente as cardiovasculares.
O Clínico Geral da cidade de Lagoa Formosa, Fernando Antônio de Deus explica que o colesterol é como uma gordura, que em excesso, leva a ocorrência de algumas doenças cardíacas e vasculares, como infarto miocárdio e AVC. Além disso, existem outros atores como o tabagismo, obesidade, estresse e diabetes que junto ao colesterol alto, agem como agravantes para o sistema cardiovascular.
“É muito importante que se combata o excesso de colesterol para prevenir o surgimento de doenças, que muitas vezes deixam sequelas irremediáveis”, afirma o médico. Para prevenir é necessária uma dieta equilibrada, que contenha verduras, legumes e frutas, além de evitar o excesso de gordura animal e também alimentos derivados do leite. O diagnóstico do excesso de colesterol é realizado por meio da dosagem do colesterol, obtida através de exame de sangue, que irá apontar o colesterol ruim, o LDL.
Dados confiáveis e seguros são essências para diagnóstico e tratamento médico corretos. A metodologia Química Seca, utilizada pelo Cepac Medicina Laboratorial, entrega resultados mais seguros que o convencional, pois filtra as moléculas de forma que proteínas, lipídios e outros, não interfiram nas reações.
Segundo o Diretor de Qualidade do Cepac Medicina Laboratorial, Geraldo S. Xavier Neto, “A tecnologia utilizada no laboratório diminui os índices de amostragem, repetições e ainda entrega um resultado mais confiável. Nesse mês de combate ao colesterol, desenvolvemos uma campanha: ‘No coração, só amor’ onde trabalhamos no sentido de orientar e levar informações que auxiliem a população na prevenção de doenças cardiovasculares”, declarou o Diretor de Qualidade.
Além dos hábitos preventivos, o Clínico e Cirurgião Geral, Fernando Antônio de Deus orienta sobre a prática de atividades físicas regulares. “Pessoas sedentárias e obesas, normalmente tem mais propensão de acumular o colesterol e levar ao entupimento das artérias. O uso de medicamentos só deve ser utilizado quando não se obtém êxito no combate de forma natural, daí a importância de praticar exercícios regularmente”, finalizou Fernando.
Autor: Ascom Cepac Medicina Laboratorial
Fonte: Vanderlei Gontijo