Nova Carteira de Identidade chega em novembro; confira as mudanças
A PCMG informa que a expedição já se encontra em fase de implementação no estado mineiro
A expedição da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) está próxima da data e deve acontecer em Minas sem prorrogação, como afirma a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Segundo o decreto 11.429/2023, a nova identidade deve ser implementada até o dia 06 de novembro em todos os estados brasileiros.
A PCMG informa que a expedição já se encontra em fase de implementação no estado mineiro.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a CIN está apta a ser emitida em 12 estados brasileiros: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone.
É obrigado trocar?
Sim, mas sem pressa, porque os documentos de identidade antigos serão válidos até 28 de fevereiro de 2032. Então a população terá tempo até ser obrigado a se adequar ao novo modelo.
Prazo de validade
O prazo de validade do novo documento varia conforme a idade da pessoa:
- 0 a 12 anos – validade de 5 anos.
- 12 a 60 anos – validade de 10 anos.
- Acima de 60 anos – validade indeterminada.
Como emitir a nova carteira de identidade?
Para solicitar a emissão da carteira de identidade, é necessário realizar o agendamento por meio do site do Governo de Minas ou por aplicativo de celular, ou tablet. Posteriormente, o requerente deve se dirigir aos Postos de Identificação da Polícia Civil portando os documentos necessários.