Obras de melhorias na orla da Lagoa Grande na cidade de Patos de Minas começaram nesta Sexta-Feira (08/07)
Nesta sexta-feira, 08 de julho, já foi possível ver uma máquina trabalhando próximo ao principal cartão postal de Patos de Minas. Serão feitas melhorias no piso e também na iluminação na orla da lagoa grande. Segundo o secretário de infraestrutura Carlos Naimeg, a obra está orçada em torno de R$ 500 mil. A estimativa de conclusão é de seis meses.
A Lagoa foi urbanizada em meados dos anos 1980 quando passou a se chamar "Lagoa Grande" com a ampliação de sua lâmina d`água e instalação de projeto elétrico, de arborização e pavimentação da área. A Lagoa Grande possui lâmina d`água com 55.285,75 m²; a ilha menor tem 154 m² e a ilha maior com 1.360 m²; pista de caminhada tem uma extensão de 1.089,00 metros e largura de 7 metros. Os bairros adjacentes à lagoa são: Lagoa Grande, Cristo Redentor, Brasil, Vila Rosa, Santa Terezinha, Santa Luzia e Cônego Getúlio.
O entorno do Parque e as águas do lago, abrigam importantes espécies da fauna e da flora. Os peixes e as aves fazem parte do cenário e são atrações à parte para os visitantes. Naturalmente a lagoa tem suas peculiaridades. Foi construída em área de terreno plano facilitando a acessibilidade e a mobilidade de pessoas. É considerado um parque artificial, porém anterior à sua urbanização foi uma área de brejo.
atualmente, em suas adjacências estão edificados uma extensa área residencial e um comércio forte em ramos diversificados. A presença do Terminal Rodoviário e realização da feira do Produtor Rural no galpão anexo à rodoviária intensificam o fluxo de frequentadores no entorno da Lagoa.
Fonte: Vanderlei Gontijo