ONG de Patos de Minas visita a mata do Catingueiro que todos os anos sofre com queimadas criminosas

Notícias | Mundo

30 Agosto, 2017

0

ONG de Patos de Minas visita a mata do Catingueiro que todos os anos sofre com queimadas criminosas


Ambientalistas  se reuniram na  manhã desta terça-feira (29/08) na Mata do Catingueiro em Patos de Minas, para traçar planos que vão coibir incêndios em área de preservação. Mais uma vez, a reserva  foi incendiada, e eles acreditam que as queimadas sejam provenientes  de atos criminosos.

Um incêndio consumiu grande parte da mata do catingueiro. Das 300 hectares de área preservada, hoje só restam 30. Algumas espécies são mais resistentes, mas as arvores centenárias estão maltratadas e a maioria condenadas . Para tentar reverter os danos causados na mata, o advogado ambientalista, Dionísio Alberto, que faz parte do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OBS) ,luta pela conservação dos 5 parques da cidade.

A mata do catingueiro perece da fauna e flora, várias espécies estão em risco de extinção. Ele reforça sobre as  conseqüências, caso alguém for pego botando fogo em local de proteção ambiental, e complementa,  que as leis devem ser mudadas para coibir casos de degradação.

Neste mês  um incêndio aconteceu no mesmo local. O CODEMA - Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental realizou um trabalho de limpeza , mas a situação voltou a acontecer. O secretario do CODEMA, Ivanildo Alves Zica,  afirma que o crescimento  da cidade não foi prejudicial para área, ele acredita que os incêndios são criminosos.

Um ato simples, como o replantio pode ajudar a resolver a situação das áreas degradadas. Basta que as pessoas interessadas procurem o órgão para conseguir as mudas.

Fonte: patos já

Fonte: v

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (3)

COMENTÁRIOS (0)