Orquesta Filarmônica de Minas Gerais se apresenta em Patos de Minas na Sexta-Feira
Na próxima sexta-feira (27), uma das melhores orquestras brasileiras, a Filarmônica de Minas Gerais, se apresenta em Patos de Minas. A apresentação acontece às 20h, na praça da Irmãos Sol, com entrada gratuita. O evento tem o Patrocínio Máster da Algar Telecom, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e tem como objetivo promover a popularização da música erudita.
“Para a Algar Telecom a oportunidade de promover um evento deste porte é uma forma de se aproximar ainda mais da população de Patos de Minas e, ainda, estimular a cultura na cidade. A apresentação da Filarmônica é uma das nossas iniciativas culturais deste ano, que já contou com sessões de cinema em praça pública e ainda contará com apresentações de música e teatro no segundo semestre em mais cidades mineiras”, disse a assessora de Comunicação, Marca e Sustentabilidade da Algar Telecom, Cristiana Heluy.
A operadora investiu em mais de 50 projetos culturais nos últimos cinco anos. Por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a companhia se destaca na execução de trabalhos que promovem a cultura no interior do estado. Este é o terceiro ano no qual a Filarmônica de Minas Gerais é apoiada pela Algar Telecom. Em 2012 e 2013, a Orquestra, por meio da empresa, se apresentou em outras quatro cidades interioranas do Estado. Há dois anos a Algar Telecom patrocina também as séries Allegro e Vivace realizadas pela Filarmônica no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
Todos os anos, a Algar Telecom recebe inscrições para seu programa de patrocínio a projetos de áreas culturais já aprovados por lei. Entre os critérios valorizados pela empresa destacam-se a qualidade artística, a compatibilidade entre investimento e atividades propostas, as estratégias para garantir a melhor experiência pelo público, potencial de geração de interesse do público, potencial de repercussão e visibilidade na mídia e ter temática, preferencialmente, brasileira.
O maestro Marcos Arakaki
Marcos Arakaki é natural de São Paulo. Bacharel em violino pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), concluiu seu mestrado em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts em 2004, sob orientação do maestro Lanfranco Marcelletti. Marcos Arakaki tem conduzido importantes orquestras brasileiras, além de orquestras nos Estados Unidos, México, Argentina, República Tcheca e Ucrânia. Sua trajetória artística é marcada por prêmios como o do I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes, promovido pela Orquestra Petrobras Sinfônica em 2001, e I Prêmio Camargo Guarnieri, realizado pelo Festival de Campos do Jordão, em 2009. Foi regente titular da Sinfônica da Paraíba e da Sinfônica Brasileira Jovem por quatro temporadas, com grande reconhecimento da crítica especializada e do público. Gravou a trilha sonora do filme “Nosso Lar”, composta por Philip Glass (2010), à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira. Marcos Arakaki é Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, regente titular da Orquestra Sinfônica UFPB e professor visitante da Universidade Federal da Paraíba.
Serviço:
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais em Patos de Minas
Dia: 27 de junho
Praça Irmãos Sol
Horário: 20h
Entrada franca
Programação:
Marcos Arakaki, regente
AMARAL VIEIRA Entrada Festiva, op. 135
RIMSKY-KORSAKOV O conto do Czar Saltan: Suíte, op. 57
GNATTALI Brasiliana nº 1
GRIEG Peer Gynt: Suíte nº 1, op. 46
SAINT-SAËNS Sansão e Dalila, op. 47: Bacanal
Dicas para uma melhor apresentação:
- Chegar com antecedência
- Levar agasalho
- Ir ou dar carona
Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Um dos projetos culturais mais importantes do estado e do país, a Filarmônica de Minas Gerais já foi reconhecida por três importantes premiações – Prêmio Carlos Gomes de melhor orquestra brasileira, melhor grupo musical erudito do ano pela Associação Paulista de Críticos de Artes e Prêmio Carlos Gomes de melhor regente brasileiro, recebido por seu diretor artístico e regente titular, maestro Fabio Mechetti. Hoje, a Filarmônica é uma referência no Brasil e vai conquistando seu espaço internacionalmente. Suas apresentações incluem séries regulares em Belo Horizonte, com solistas de destaque internacional, turnês por Minas Gerais e pelas principais salas do Brasil. A primeira turnê internacional da Filarmônica ocorreu em 2012, com cinco concertos na Argentina e no Uruguai. Em 2013, a Orquestra gravou seu primeiro CD comercial e firmou parceria com o selo Naxos, para o registro, no momento, de obras de Villa-Lobos. Para 2015, aguarda a inauguração de sua Sala de Concertos, atualmente em obras.
Sobre a Algar Telecom
A Algar Telecom é uma empresa de telecomunicações 100% brasileira e com práticas ambientais reconhecidas no mercado. A companhia oferece telefonia fixa, celular, internet, comunicação de dados, tv por assinatura, código 12 para ligações de longa distância (nacional e internacional), data center, cloud computing, gerenciamento de redes e segurança e videoconferência.
Está presente nas principais regiões do Brasil, atendendo mais de um milhão clientes, pessoas físicas e clientes corporativos, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Distrito Federal.
A sustentabilidade e a inovação permeiam toda a organização, desde o desenvolvimento de tecnologia de ponta até a estrutura de rede com menor consumo de energia. O atendimento próximo é o principal diferencial da Algar Telecom, que busca sempre as melhores formas de relacionamento.
Sobre o Grupo Algar
Algar é um grupo empreendedor, 100% brasileiro, fundado em 1929 e com atuação em todo território nacional. No Grupo Algar, trabalham cerca de 21 mil associados servindo quase 2 milhões de clientes com soluções em TI/Telecom, Agro, Serviço e Turismo.
Fonte: Vanderlei Gontijo