Outono 2021 será mais frio e úmido

Notícias | Mundo

20 Março, 2021

0

Outono 2021 será mais frio e úmido


Após um verão com menos chuvas do que o costume, o outono chegou ao Triângulo e Alto Paranaíba às 6h38 deste sábado (20). A previsão é de que os próximos três meses tenham as temperaturas abaixo da média histórica, com clima mais frio e mais úmido. Isso ocorre por causa do fenômeno La Niña, que traz ventos frios do oceano para o continente sul americano.

Verão 2020/2021 teve menos chuvas

Segundo o climatologista Ruibran dos Reis, a incidência de chuvas ficou abaixo da média histórica na maior parte do estado de Minas Gerais. No Triângulo e Alto Paranaíba, por exemplo, a precipitação acumulada na última estação foi de 539 milímetros, enquanto o acúmulo histórico era de 726,3 milímetros.

As poucas chuvas influenciaram ligeiramente nas médias das temperaturas. Na região, a máxima era de 29,6 °C, contudo, o verão deste ano ficou com de 29,5 °C.

Já as mínimas ficaram mais elevadas: as observadas neste verão ficaram entre 20,2 °C, enquanto a média histórica era 19,5 °C.

Outono 2021

De acordo com Reis, o outono é caracterizado pelo céu claro durante o dia, ausência de nebulosidade à noite e grande amplitude térmica. A estação começa no dia 20 de março e e termina no dia 21 de junho.

Ainda segundo o climatologista, a nova estação do ano deverá deixar as temperaturas abaixo das médias, tornando o clima mais frio e úmido.

Fonte: G1 Triângulo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)