Outubro Rosa: Lagoa Formosa realiza várias ações no mês de conscientização sobre o câncer de mama

Regionais | Saúde

20 Outubro, 2017

0

Outubro Rosa: Lagoa Formosa realiza várias ações no mês de conscientização sobre o câncer de mama


A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Formosa está realizando neste mês de Outubro de 2017, várias ações com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção do Câncer de Mama e do colo de útero.  A campanha conhecida como “Outubro Rosa” acontece simultaneamente em todo pais e serve para alertar as pessoas do sexo feminino e a sociedade, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.    

De acordo com informações da coordenadora de Atenção Básica, Daiany Matos, as ações começaram no dia 05 de outubro, com visitas às emissoras de rádio com o intuito de divulgar a programação do evento. Em seguida visitaram as escolas estaduais, onde houve palestras para as alunas do ensino médio sanando duvidas e curiosidades. Na última quarta-feira (18) o encontro ocorreu no terço de mulheres na Igreja Matriz. Já nesta quinta (19) aconteceu a palestra “50 Tons de Rosa”, na Academia da Saúde, no Bairro Jardim Botânico, com médica ginecologista e uma sexóloga, abordando vários temas e com a participação de varias mulheres, onde  tiveram a oportunidade de participar e interagir com as palestrantes que fazerem perguntas alusivas ao tema.

Estiveram presentes no evento, a médica ginecologista Fernanda Andrade e a sexóloga Carla Geane. Elas abordaram assuntos relativos ao câncer de mama e outros assuntos relacionados à saúde da mulher. Daiany ressaltou ainda, a sobre a importância da conscientização e prevenção do câncer do colo de útero. Ela disse também que na próxima semana as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Lagoa Formosa, irão colher exames citopatológico para prevenção deste tipo de câncer. Ainda na ação desta quinta (19) aconteceu o depoimento de uma lagoense que está fazendo tratamento de câncer de mama, a qual emocionou várias presente, com seu exemplo de garra e determinação para vencer essa patologia.

A ação “50 tons de Rosa” teve a participação de aproximadamente 130 pessoas e contou com a colaboração do pessoal do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), assim como do jovem Paulo Henrique que é coordenador do Centro de Especialidades Médicas (CEM). No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas o movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. Atualmente a campanha “Outubro Rosa” é realizado em vários lugares do mundo.

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (43)

COMENTÁRIOS (0)