Pacientes de Patos de Minas e de outras cidades que necessitam de atendimento na UPA III esperam até 11 horas na fila para consultas
Mais uma noite com muitas reclamações na UPA III em Patos de Minas. No último domingo (26/06) o descontentamento com a saúde pública tomou conta dezenas de pessoas que estavam indignadas pela demora nos atendimentos da unidade. Alguns pacientes chegaram a esperar por cerca de 11 horas até conseguir uma consulta médica.
A população patense e das cidades que precisam de atendimentos no lcoal já não aguentam mais o descaso constante em relação a questões que envolvem a saúde. As reclamações são de horas de mal estar e desconforto na única UPA que existe na cidade, onde os pacientes se amontoam aguardando atendimento. Em um destes casos, Lucilene de Lima, relatou a reportagem, que aguardou por aproximadamente nove horas para ser atendida. Segundo ela, outras pessoas chegaram a esperar quase 12 horas pelos atendimentos médicos.
A senhora Rúbia Maria do Nascimento, também passou por esta situação. Ela reclamou que levou a sua filha menor de idade ao local e foi obrigada assim como os outros pacientes a esperar por horas, gerando um sentimento de indignação, acompanhado de muito mal estar e sensação de abandono pelo poder público municipal. A imagem da entrada da UPA totalmente lotada é frequente, devido a grande demanda de pacientes e da demora nos atendimentos.
As reclamações são também de que na maioria das vezes, as pessoas não encontram sequer um lugar pra sentar. A população pede providências. Relembrando o fechamento da unidade que ficava na Avenida Marabá, alguns acreditam que seria necessário um segundo local para consultas, outros pedem ainda o aumento do corpo médico, para agilizar os atendimentos. Mas no geral todos concordam que a saúde deveria ser prioridade. A UPA III ainda recebe pacientes de várias outras cidade do Alto Paranaíba pelo sistema SUS de saúde.
Matéria: Marília Borges/Fonte:Patos já
Fonte: Vanderlei Gontijo