Para Lagoa Formosa não sofrer racionamento de água, comporta inferior da represa Norida Vieira é aberta pela primeira vez pelo SAAE
Mostrado que realmente a construção da represa “Norida Vieira” foi um marco na história da cidade de Lagoa Formosa, o Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE), abriu nesta Sexta-Feira (26/08) pela primeira vez o registro da comporta inferior da barragem. A ação se fez necessária para aumentar o nível do reservatório, e assim, evitar que a cidade sofresse novamente racionamento de água tratada e distribuída pelo SAAE. A escassez das chuvas já deixa em alerta inúmeros municípios mineiros, mas Lagoa Formosa graças à construção da represa está fora desse cenário. A cidade que sofreu a falta d’água no ano de 2014, possui água suficiente para ser abastecida durante aproximadamente 06 (seis) meses sem chuvas.
De acordo com informações da Superintendente do Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) de Lagoa Formosa, Júnia Cássia, que recebeu a reportagem do Patos 1 Notícias, durante a abertura da comporta do registro inferior, foi necessário realizar o procedimento para que a cidade não sofresse novo racionamento de água a partir desta sexta (26). Ela disse que como em 2016 não houve um volume razoável de chuvas no início do ano, se não houvesse a represa, seria necessário racionamento contínuo de água fornecida para os moradores de Lagoa Formosa. Ela disse que a água da represa já estava sendo usada, mas somente o produto da "sobra" que corria pelo “ladrão”, que é um canal feito para “escoar” a água da represa. Mas com o longo período sem chuvas foi necessário abrir o registro inferior da represa.
Júnia Cássia aproveitou para ressalta que o SAAE, através de licitação está substituindo um dos conjuntos “motobomba” de 100 cv, que irá aumentar o volume de tratamento de água que é fornecido pelo sistema na cidade. A superintende finalizou dizendo que o Sistema de Tratamento de Agua e Esgoto de Lagoa Formosa, possui um projeto para ampliação num futuro próximo, de todo sistema de tratamento de água. A ampliação se faz necessária devido ao crescimento populacional de Lagoa Formosa. Júnia aproveitou também para pedir aos usuários que diminuam os gastos desnecessários de água, uma vez que um longo período de seca pode causar prejuízos a toda a população. A represa que abastece a cidade atualmente tem capacidade para acumular 01 (um) milhão e 53 mil metros cúbicos de água.
Fonte: Vanderlei Gontijo