Para revitalização da orla da lagoa na cidade de Lagoa Formosa, patos e gansos são retirados do local

Regionais | Lagoa Formosa

09 Junho, 2017

0

Para revitalização da orla da lagoa na cidade de Lagoa Formosa, patos e gansos são retirados do local


A prefeitura municipal da cidade de Lagoa Formosa está realizando a retirada dos patos e gansos que vivem na orla da lagoa, na Avenida Jk. A ação faz parte do novo projeto de revitalização que será realizada no local. Ao todo aproximadamente 60 aves deverão deixar a lagoa em forma de doação voluntária, ou seja, qualquer pessoa que se interessar pelas aves poderá ir até à orla da lagoa e conversar com os responsáveis pelas doações, que acontecem até a retirada total dos animais.

De acordo com informações da prefeitura foi realizada na última quinta-feira (01/06) uma reunião com os integrantes do Conselho do Patrimônio, onde ficou decidido que será feita a revitalização da orla da lagoa. As obras incluem paisagismo, iluminação e irrigação. Segundo o órgão, para que seja mantida a reforma, será necessária a retirada das aves que vivem no local. Outro motivo da doação dos patos e gansos, é em virtude da sujeira que os animais estão deixando na orla da lagoa.

A administração municipal ressalta que as aves estariam também defecando em locais por onde as crianças usam para andar e brincar, por isso, elas estariam mantendo contato direto com as fezes dos patos e gansos.  Os “bichos” ainda comem a grama e algumas plantas dos canteiros de jardinagem que existem na orla da lagoa, contam os responsáveis pelo local.

Para finalizar, a prefeitura disse que muitas crianças mantém o hábito de alimentar as aves com migalhas e pães e outros alimentos, e que a prática pode parecer inofensiva, mas alimentar patos com esse tipo de produtos não só prejudica a saúde do animal, como também pode colocar em risco todo o ecossistema onde eles vivem, segundo estudiosos. Segundo eles, o alimento pode estimular a proliferação de bactérias e algas nos rios – que por sua vez, podem envenenar outras espécies e também atrair animais invasores.

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (2)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)