Páscoa: chocolate faz bem para a saúde, se consumido com moderação

Notícias | Mundo

03 Abril, 2021

0

Páscoa: chocolate faz bem para a saúde, se consumido com moderação


Neste domingo é celebrado a Páscoa, data que para os cristãos se comemora a ressurreição de Jesus Cristo.  Além disso, o dia é mercado pela troca de chocolates entre as pessoas. É difícil encontrar por aí quem não goste. Ao leite, branco, recheado, meio amargo e outras inúmeras opções da guloseima. 

De acordo com o nutrólogo Guilherme Ferreira Mattos, se consumido de maneira responsável, o chocolate pode fazer muito bem à saúde.

“O chocolate possui uma substância que ajuda nos níveis de serotonina, hormônio que dá sensação de prazer e ajuda a combater a ansiedade. Ele se torna um alimento muito bom, neste período que estamos vivendo, já que durante a pandemia tivemos o aumento de paciente com sintomas de ansiedade e consequentemente aumento de peso”. 

O médico destaca que a escolha do chocolate faz toda a diferença para a saúde do nosso corpo. Ficar atento a concentração do cacau é uma boca dica, já que é o cacau que possui todas propriedades que são benéficas para organismo. Quanto maior a concentração, melhor o chocolate para a saúde. Além de ser rico em vitamina B, C e A, ajuda na melhora da imunidade. Possui ação antioxidante que evita o envelhecimento precoce. 

Mas também existem os males que podem ser causados pelo excesso de consumo dos chocolates. Chocolates branco e ao leite possuem elevado valor calórico, o que pode facilitar o aumento do peso. “Lembrando que a obesidade é um fator de risco importante para o covid-19.

A ingestão elevada de açúcar presente no chocolate pode levar ao desenvolvimento de resistência insulínica, pré - diabetes e diabetes e ainda causar doenças cardiovasculares. A gordura saturada presente no chocolate também pode causar o aumento do colesterol ruim”. 

Qualquer alimento em excesso pode fazer mal para saúde.  O ideal é ter uma alimentação consciente para manter a saúde do organismo.

Fonte: Itatiaia 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)