Patenses comemoram com fé e devoção o dia de Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil
Celebrações em ambientes abertos marcaram o 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida em Patos de Minas. Dezenas de fieis se uniram nesta quarta feira, para homenagear o dia da Padroeira do Brasil. Os patenses comemoraram a data com orações e uma carreata que percorreu diversas ruas da cidade. O evento que seria realizado com barqueata como tradicionalmente acontecia nos anos anteriores, novamente não pode ser realizado devido ao baixo volume de águas do Rio Paranaíba.
A história de Nossa Senhora Aparecida transcende o tempo e continua emocionando. Tudo começou em 1717, quando três pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, no interior de São Paulo. Não era um bom dia para a pesca e eles já estavam quase desistindo, quando um pescador chamado João Alves encontrou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, que estava incompleta sem a cabeça. Foi ai que começou uma longa jornada de fé. Quase vinte anos depois, foi construída a primeira capela para a Aparecida.
Em uma das vindas da Princesa Isabel ao Brasil, ela doou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem. Em julho de1930, a santa foi proclamada Rainha e Padroeira do Brasil, por decreto do Papa Pio. A data de comemoração como é até hoje, o 12 de outubro, foi oficializada 50 anos depois. O Dia de Nossa Senhora Aparecida é também o das Crianças. A data foi criada para homenagear os pequenos, e escolhida para ser festejada no mesmo dia da mãe de Jesus Cristo.
Matéria:Jéssica Andrade/Fonte:Patos já
Fonte: Vanderlei Gontijo