Patos de Minas: Comissão de Saúde Pública da Câmara Municipal sugere ao prefeito a formação de Junta Médica para enfrentamento à COVID-19

Notícias | Política

30 Março, 2021

0

Patos de Minas: Comissão de Saúde Pública da Câmara Municipal sugere ao prefeito a formação de Junta Médica para enfrentamento à COVID-19


Os membros da Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara Municipal de Patos de Minas, em conjunto com outros vereadores, enviaram ofício ao prefeito Luís Eduardo Falcão, nessa segunda-feira (29/03), solicitando a formação de uma Junta Médica para que essa se torne efetivamente a Comissão de Planejamento e Tratamento da Covid-19 em Patos de Minas.

Assinaram o documento os membros da Comissão de Saúde, vereadores Gladston Gabriel da Silva (presidente), João Batista Gonçalves – Cabo Batista, Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL, José Eustáquio de Faria Júnior e Vitor Porto Fonseca Gonçalves, além do presidente da Casa, vereador Ezequiel Macedo Galvão, e dos parlamentares Bartolomeu Ferreira Ribeiro, Elizabeth Maria Nascimento e Silva, José Carlos da Silva, Itamar André dos Santos, José Luiz Borges Júnior, João Batista de Oliveira, Lásaro Borges de Oliveira, Marcos Antônio Rodrigues, Vicente de Paula Sousa e Wilian de Campos.

De acordo com o presidente da Comissão de Saúde Pública, vereador Gladston Gabriel, a ideia é criar uma junta médica com profissionais médicos da própria administração municipal, para que elaborem um protocolo assistencial de tratamento na fase inicial dos sintomas, de modo a evitar que os pacientes piorem o quadro da doença. Segundo o vereador, protocolos dessa natureza já são aplicados em diversos agravos à saúde.

Com relação à Covid, o parlamentar explica que atualmente levam-se, em média, 5 dias até que o profissional médico tenha em mãos os resultados de exames realizados pelo paciente e, só depois disso, institui o tratamento medicamentoso adequado. “Esses cinco dias mencionados podem ser decisivos no restabelecimento e na cura do paciente, caso seja aplicado o protocolo inicial”, reforça Gladston.

Conforme consta no ofício, os vereadores têm recebido “inúmeras manifestações da população, que denotam grande insatisfação por não haver um tratamento na fase inicial dos sintomas apresentados pelos pacientes aos procurarem os serviços de saúde, seja na Atenção Básica ou no Hospital de Campanha da Covid-19”. O documento ainda ressalta que a Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara Municipal tem conhecimento das diversas situações que envolvem o assunto, como, por exemplo, que há várias formas de condutas adotadas pelos profissionais de saúde ao receberem o paciente; que há várias formas de manifestações iniciais da Covid-19; que a clínica é soberana; e que depende do profissional médico a prescrição medicamentosa.

Diante do exposto, os parlamentares deixam claro a intenção da solicitação: “O que se deseja é a criação de um protocolo básico a ser formalizado, para que se tenha uma uniformização das condutas de tratamento ao serem apresentados os primeiros sintomas, atendendo aos anseios da população”, finaliza o ofício.

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)