Patos de Minas está entre as 45 cidades mais desenvolvidas do Brasil
Patos de Minas (MG) - A ONU diz que é São Caetano do Sul, mas índice desenvolvido pela Firjan coloca a paulista Louveira como a cidade mais desenvolvida do Brasil. O Ranking foi divulgado pela Revista Exame e deixa Patos de Minas na 42ª posição. O IFDM de Patos de Minas aparece com o índice de 0,86 – Educação: 0,86, Emprego & Renda: 0,84 – Saúde: 0,88. (veja o resultado)
O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.
Em 2014, a metodologia do IFDM foi aprimorada para captar os novos desafios do desenvolvimento brasileiro para esta nova década. O principal incremento foi situar o Brasil no mundo. A nova metodologia buscou padrões de desenvolvimento encontrados em países mais avançados, utilizando-os como referência para os indicadores municipais. Outro ponto importante foi a atualização de metas e parâmetros nacionais. Neste caso, o ano de referência deixou de ser 2000 e passou a ser 2010.
Apenas 106 municípios (que representam 1,9% do total) podem ser classificados como de baixo desenvolvimento (menos de 0,4 ponto).
Os de desenvolvimento moderado são maioria, com 55,2% do total. Já o grupo de alto desenvolvimento tem apenas 332 cidades, 0,6% do total (todas com notas superior a 0,8 ponto).
As 10 cidades mais bem colocadas são todas do estado de São Paulo, com a já mencionada Louveira conquistando 0,91 ponto. Na versão 2012 deste mesmo levantamento, ela havia conquistado apenas a oitava posição.
As desigualdades regionais são visíveis. Com exceção de Lucas do Rio Verde (MT) as primeiras 45 cidades são todas das regiões Sul e Sudeste.
Fonte: Revista Exame
Fonte: Hamilton Amorim