Patos de Minas, Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba e Presidente Olegário estão registrando temperaturas elevadas nesta segunda (13)

O fenômeno é comum nessa época do ano, mas é intensificado pelo calor provocado pelo El Niño

Notícias | Gerais

13 Novembro, 2023

1

Patos de Minas, Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba e Presidente Olegário estão registrando temperaturas elevadas nesta segunda (13)


A forte onda de calor que vem atingindo Patos de Minas, Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, Presidente Olegário e várias cidades da região e boa parte do país, levou a capital do milho a registrar, nesta segunda-feira (13/11), a temperatura 43ºC em um termômetro instalado em um posto de combustível próximo ao Trevo da Pipoca em Patos de Minas.

Cidades como Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, Presidente Olegário e a maioria dos municípios do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro também estão com temperaturas muito acima do normal para está época do ano. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta de “grande perigo” por causa das temperaturas acima da média para 15 estados e o Distrito Federal e estende o aviso até sexta-feira (17/11).

O fenômeno é comum nessa época do ano, com a aproximação do verão, mas é intensificado pelo calor intenso que já vinha sendo registrado por causa do El Niño, fenômeno que aquece as águas dos oceanos.

Um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.

A recente elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.

Por Dênia Mota

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(1)

  • PLANTANDO áRVORES Já

    Vejo o ser humano só desmatando e deixando o solo limpo de qualquer vegetação, o Brasil não precisa de tanto café, de tanta plantação, se não houver um plano, não vai haver bem água mais para os grandes agricultores pegarem suas grandes lavouras. Isso e necessário ou e ganância?


    14/11/2023 10:56

    Responder