Patos de Minas lança projeto de “marca território” para fortalecer identidade local
O projeto busca estimular o posicionamento estratégico da cidade
Na próxima quinta-feira (16/11), a cidade de Patos
de Minas passa a ter uma marca que vai reforçar a economia local, promover a
competitividade, atrair investimentos e gerar maior senso de pertencimento da
população.
A criação da identidade visual (logomarca) faz
parte do projeto de place branding (ou marca–território)
conduzido pela Agência para o Desenvolvimento Econômico e Social de Patos de
Minas (Adesp), em parceria com o Sebrae Minas e outras instituições. A
apresentação integra a programação do Congresso Mineiro de Inovação e
Empreendedorismo (Comine), e está marcada para o Centro de Convenções do
UNIPAM, às 19h.
A nova marca tem o objetivo de posicionar a cidade
como um lugar interessante e economicamente atraente para se investir, e
fortalecer a identidade local e seus atributos singulares, qualificando o
município como uma marca diferenciada em Minas Gerais e no Brasil. As regiões
como a Canastra e o Cerrado Mineiro são exemplos de territórios com marcas que
as identificam.
Toda gestão da logomarca será feita pela Adesp, que
vai regulamentar e acompanhar sua aplicação. Ela poderá ser utilizada de
maneira coletiva pela população e, também, terá um selo para produtos de
origem, que vai destacar a produção local.
A iniciativa conta com o apoio da Fiemg, Emater-MG,
Sindicato dos Produtores Rurais, Sicoob Credicopa, Sicoob Credipatos, CDL,
Sindicomércio, Acipatos, Unipam, Fepam, Expocaccer, UFU, Sindhorb, Prefeitura,
Câmara Municipal, Unart, Comunidade Sapé, Associação dos Alambiques do Cerrado
Mineiro, Coopatos, dentre outras instituições.
Por Amanda Marques