Patos de Minas - Marias Artesãs conquistam primeiro lugar na 36ª Feira Nacional de Artesanato
O grupo, representado por Marialda Cury e outras artesãs, garantiu o primeiro lugar na competição de presépios e recebeu um prêmio no valor de R$ 3 mil
vitória das Marias Artesãs no Concurso de Presépios marcou a participação de Patos de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato, realizada neste fim de semana em Belo Horizonte. O grupo, representado por Marialda Cury e outras artesãs, garantiu o primeiro lugar na competição de presépios e recebeu um prêmio no valor de R$ 3 mil.
A consagração na feira, reconhecida como a maior da América Latina e organizada pelo Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro Cape), destaca o potencial criativo das artesãs e reforça o caráter sustentável do evento.
Fundada em 2002, a Associação Marias Artesãs reúne artistas patenses comprometidas com a preservação do artesanato tradicional utilizando palha de milho. Durante os primeiros 20 anos, o grupo desenvolveu suas oficinas em salas do Memorial Romero Queiroz Pereira, o Memorial do Milho, com apoio da Fundação Casa da Cultura do Milho. Desde 2023, as atividades passaram a ser realizadas no prédio do antigo Fórum, na Avenida Getúlio Vargas.
O reconhecimento obtido na feira também contou com o suporte da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, que apoia o trabalho desenvolvido pelas artesãs.
Confira a entrevista completa com Marialda Cury, fundadora das Marias Artesãs:
Fonte: Gabriel Araújo/Clube Notícia
