Patos de Minas: policiais penais, bombeiros e agentes de trânsito são treinados para atendimento pré-hospitalar

O objetivo é que os servidores prestem o primeiro atendimento e desta forma aumente as chances de sobrevivência do paciente.

Notícias | Policiais

06 Dezembro, 2022

0

Patos de Minas: policiais penais, bombeiros e agentes de trânsito são treinados para atendimento pré-hospitalar


Policiais penais, bombeiros militares, agentes socioeducativos e agentes de trânsito de Patos de Minas passam por curso de primeiros socorros. O treinamento acontece nesta terça, quarta e quinta-feira (08/12) na sede do Tiro de Guerra 04/013, no bairro Santo Antônio. Os agentes de segurança pública foram capacitados para realizar o “Atendimento Pré-Hospitalar (APH) em Combate”.


O agente socioeducativo e instrutor do curso, Lauro Borges, explicou que a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SEJUSP) realiza uma instrução de atendimento pré-hospitalar em combate para os agentes de segurança pública em Patos de Minas. Cada equipe recebe um dia de treinamento, sendo teórico pela manhã e prático à tarde. Eles se tornam operadores do protocolo March 1 de ação pré-hospitalar em combate.


O protocolo March 1 é um mnemônico das palavras Massivo, Ar (vias aéreas), Respiração e Calor. Estes são os quatros importantes pontos para um atendimento pré-hospitalar em combate.

Lauro explicou que o treinamento tem o intuito de capacitar o policial para prestar socorro às vítimas em ambiente hostil, onde o resgate demora a chegar ou não consegue ter acesso.

“O próprio policial, em um ambiente de difícil acesso, vai poder fazer o atendimento pré-hospitalar e conduzir seu camarada aí com uma sobrevida até o hospital”, ressaltou. 


O instrutor contou ainda que já são mais de seis mil servidores capacitados para prestar este atendimento pré-hospitalar em combate em todo Estado de Minas Gerais.

Matéria, fotos e vídeo: Igor Nunes

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (4)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)