Patos de Minas recebe espetáculo 5ª geração no dia 02 de setembro na programação do Balaio de Artes
Patos de Minas receberá, no dia 02 de setembro, o espetáculo Quinta Estação da Cia de Dança Sesiminas, dentro da programação do Balaio de Arte e Cultura. A apresentação será às 20h, na Praça do Fórum.
A analista de Negócios da FIEMG Regional Alto Paranaíba, Karen Karoline Santos, também, curadora de Dança do Balaio de Arte e Cultura, comentou que é a segunda vez que a Cia de Dança Sesiminas participa do evento. “No ano passado, o espetáculo foi maravilhoso e resolvemos convidar a companhia para mostrar, novamente, o talento dos nossos bailarinos, com outra apresentação”, observou.
Criado em 2015, especialmente, para comemoração dos 25 anos da Cia de Dança SESIMINAS, o espetáculo “A Quinta Estação”, com coreografia de Cristina Helena, mostra toda a evolução dos bailarinos desde a aula em barras de ensaio à sua completa formação técnica e artística. Ao som da música “As Quatro Estações Portenhas” do compositor argentino Astor Piazzolla, a Cia de Dança revela seu perfil estético e atemporal em um espetáculo que une o clássico à vanguarda.
A Cia. de Dança Sesiminas entra em cena com “Outono”, que demonstra a preparação técnica dos bailarinos, seguindo para “Inverno” que faz um paralelo sobre a sensibilidade que vem com o frio e a dança. Neste movimento, as primeiras bailarinas Paula Assis e Ruth Vespermann, fazem um pas de deux com o primeiro bailarino Douglas Oliveira e o corifeu Edésio Nunes. “Primavera” traz para o palco a individualidade dos bailarinos. Por ser uma estação “libertadora”, cada dançarino demonstra seu talento e a liberdade dos movimentos nas danças. “Verão” encerra o ciclo, como a mais forte e eletrizante estação, mostrando a força da Cia de Dança Sesiminas com movimentos acrobáticos de técnica clássica. A quinta estação é o próprio grupo, um conjunto de todas as outras estações, representando o resultado do caminho percorrido nesses 25 anos.
A apresentação ganha corpo ao som de As Quatro Estações Portenhas, do compositor argentino Astor Piazzolla, que utiliza como tema as quatro estações do ano - assim como fez o italiano Antonio Vivaldi em 1723 - e mostra, musicalmente, como são as estações no hemisfério sul com um toque entre o clássico e o tango. A obra foi escolhida para demonstrar as transformações na dança e na Cia. de Dança Sesiminas, seu amadurecimento e a multiplicidade.
Fonte: FIEMG Regional - Alto Paranaíba
Fonte: Vanderlei Gontijo