Patos de Minas tem sua primeira estação de celular alimentada com energia fotovoltaica
A partir de agora, um site de telecomunicações da Algar Telecom em Patos de Minas passa a ser alimentado com equipamentos geradores de energia fotovoltaica. A Alsol Energias Renováveis é a responsável pelo projeto de parceria com a operadora para o fornecimento dos materiais necessários para a produção de energia renovável e benéfica ao meio ambiente. O projeto, que prevê instalação da mesma tecnologia em outras cidade, em sua fase inicial, terá potência máxima de 450 KWp e a energia será consumida nos próprios sites ou injetada na rede elétrica da distribuidora de energia instantaneamente.
O sistema implementado na estação de Patos de Minas conta com módulos fotovoltaicos que irão suprir energia elétrica dos equipamentos de telecomunicações dos sites. Os módulos trarão benefícios para a operadora e para a distribuidora de energia, pois haverá redução de perdas em sua rede, caracterizando mais uma ação de eficiência energética desse projeto.
Para diretor de relacionamento com mercado da Algar Telecom, Gerson Sebastião de Souza, a opção por alternativas mais sustentáveis é algo natural na empresa. “Ao recorremos à luz do sol para suprir parte da nossa demanda de energia, estamos diversificando a matriz e contribuindo para a desopressão do sistema elétrico tradicional”, afirma.
Em 2013, a Algar Telecom inaugurou em Uberlândia (MG), o primeiro site de telecomunicações do Brasil com energia solar fotovoltaica conectada à rede elétrica. E, no início de 2015, outro site em Araguari (MG) também foi inaugurado. Neste ano, a companhia passou a alimentar outros dois sites em Uberlândia, e ainda irá levar a tecnologia para Uberaba, Santa Vitória, Ituiutaba, Frutal, Tupaciguara e Prata.
Segundo o diretor-técnico da Alsol, Gustavo Malagoli, a parceria da empresa com a Algar Telecom é uma oportunidade de levar esta tecnologia para locais onde ela ainda não é tão utilizada e, principalmente, contribuir para a geração de energia limpa e renovável.
"Está sendo um desafio para a nossa equipe colocar todos os sites em operação o quanto antes. Esperamos que esta iniciativa da Algar Telecom incentive outras empresas a investir no sistema fotovoltaico, uma vez que o custo-benefício é bastante atraente", afirmou Malagoli.
Fonte: João Paulo Feliciano / fbs comunicação
*Imagem ilustrativa
Fonte: Vanderlei Gontijo