Patos de Minas terá empresa para solução de destinação de entulhos
O entulho de construção passará a ter uma destinação ambientalmente correta no Município. Nesta semana, os empresários Renato Humberto e Bruno Bomtempo estiveram na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Patos de Minas, para mostrar o projeto que vai dar destino correto e reciclar o material que sobra de construções na cidade.
A intenção dos empresários é receber das caçambas e carroceiros o material que antes, em sua grande maioria, estava sendo jogado em um terreno no final da Avenida Padre Almir Neves de Medeiros. O restante é depositado próximo à estrada de Alagoas, em um local irregular, bem perto de um curso de água.
Com a instalação da empresa BR Reciclagem, que deve começar a operar no início de janeiro de 2013, o material será separado e reciclado. A separação se dará em material cinza e vermelho, brita 1 e 2 e areia. Os produtos, após a separação poderão ser usados em concretos, rebocos, massas, contra-pisos e fábricas de pré-moldados. A expectativa é de que a empresa consiga produzir 20 metros cúbicos de material por hora o que equivalem a 150 toneladas por dia.
“Esse material já é gerado aqui em Patos de Minas e com a empresa instalada, além de contribuir para a preservação ambiental, já que a reciclagem será feita, ainda vai haver a geração de emprego e renda para o Município” – ressalta Lisandro Bicalho, secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico.
A empresa vai ser instalada em um terreno de 20 mil metros quadrados, próximo ao Aterro Sanitário, distante apenas 4 km da Ponte do Rio Paranaíba. O local é de fácil acesso tanto para os caminhões de caçambas quanto para carroceiros. Segundo Renato Humberto a expectativa é de gerar 20 empregos diretos.
O empresário Bruno Bomtempo informou que a empresa tem também já foi apresentada ao Ministério Público do Meio Ambiente.