Patos de Minas terá neste Sábado (01/12) o Dia D contra a Dengue

Notícias | Saúde

01 Dezembro, 2012

0

Patos de Minas terá neste Sábado (01/12) o Dia D contra a Dengue


A Campanha Nacional de Combate à Dengue de 2012/2013 traz um novo olhar sobre a forma de lidar com a doença. Com o slogan “Dengue é fácil combater, só não pode esquecer”, o objetivo da primeira fase até o final do mês de Dezembro é mobilizar a população a praticar medidas simples de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. Na segunda fase a partir do mês de Janeiro, o foco é reconhecer os sinais e sintomas da doença e quais as principais medidas que devem ser tomadas pela população em caso de suspeita.

A campanha educativa é dirigida a população em geral,as ações de comunicação do Ministério da Saúde são desenvolvidas com base em dois cenários: período não epidêmico e período epidêmico.O Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) vai realizar o Dia D de Combate à Dengue no próximo Sábado (01/12) com ações educativas e mutirão de limpeza.

De acordo com a educadora sanitária, Flávia Patrícia Mendes Nunes do Programa Municipal, a Campanha Nacional teve início nesta Quinta Feira (27/11) com palestras na Escola Frei Leopoldo. As equipes priorizaram a região com maior infestação do mosquito, detectada através do último LIRAa, que foi o bairro Várzea e suas imediações. “De ação educativa, estamos trabalhando nas escolas desta região conscientizando as crianças e adolescentes através de palestras e orientações, além de enviar bilhetes aos pais sobre a importância de cuidar do quintal e dos locais que podem acumular água” – esclareceu Flávia.

Neste Sábado (01/12) haverá mutirão de limpeza nesta região que está sendo priorizada. “Nós iremos passar de casa em casa para uma conversa com moradores e, se ele permitir, iremos adentrar no domicílio para fazer o tratamento químico de possíveis criadouros”  informou a educadora.

 As chuvas dos últimos dias acabam contribuindo para que haja acúmulo de água em quintais e terrenos baldios. “A agente de endemias da área informou ao PMCD que além do fator chuva, os bebedouros de animais, principalmente de galinha estão entre os principais focos, já que as pessoas acham que esses animais comem as larvas, o que na prática não se tem constatado”.

Segundo a educadora sanitária, o ovo do Aedes aegypti, após contato com a água leva de 5 a 8 dias para se transformar em novo mosquito. O inseto sobrevive de 30 a 45 dias e a cada 72 horas precisa se alimentar de sangue para fazer nova postura por isso é necessário combatê-lo.

A concentração dos agentes de endemias será feita em frente à escola Frei Leopoldo às 08:00hs . Depois, os profissionais irão visitar as casas dos moradores do bairro. Haverá a disponibilização de um caminhão durante o mutirão de limpeza para o recolhimento de materiais inservíveis.

Redação:Juliana Araújo

 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)