Pedágio na BR-040: cobrança começa nesta terça e pode passar dos R$ 15
A promessa da Vinci Highways, concessionária que administrará o trecho, é investir R$ 12 bilhões na rodovia pelos próximos 30 anos

Começa nesta terça-feira (11) a cobrança do pedágio em
trechos da BR-040 entre Belo Horizonte e Cristalina (GO). As praças estão
espalhadas em sete municípios mineiros e têm valores que variam entre R$ 11,30
e R$ 15,50 para automóveis e caminhonetes de até 2 eixos.
A promessa da Vinci Highways, concessionária que administrará o trecho, é
investir R$ 12 bilhões na rodovia pelos próximos 30 anos. O valor inclui
manutenção da rodovia, melhorias em infraestrutura, segurança e serviços,
incluindo recuperação do pavimento, reforço da sinalização e a implementação de
serviços essenciais como socorro mecânico e atendimento pré-hospitalar. Além
disso, a concessão deve gerar mais de 91 mil empregos diretos e indiretos.
Para o diretor da Agência Nacional de Transportes
Terrestres, Guilherme Theo Sampaio, a cobrança do pedágio se justifica pela
promessa de melhorias. “Porque se quer realmente equilibrar 12 bilhões de
investimentos, serviços operacionais 24 horas por dia, recolhimento de
impostos, geração de empregos, não vai querer realmente ter algo que não seja
sustentável”.
O CEO da Vinci Highways, Tulio Abi Saber, disse que a
empresa já trabalha em melhorias no trecho. “Vamos iniciar um programa
ambicioso de obras para ampliar a rodovia, aumentar a segurança e melhorar a
qualidade do serviço. Além de financiamento e construção, vamos trazer
inovações operacionais e soluções ambientais para todo o trecho”.
As sete praças de pedágio estão localizadas em
diferentes pontos ao longo da BR-040, entre Belo Horizonte e Cristalina:
- PP1:
KM 18 – Paracatu (MG)
- PP2:
KM 91 – Lagoa Grande (MG)
- PP3:
KM 172 – João Pinheiro (MG)
- PP4:
KM 254 – São Gonçalo do Abaeté (MG)
- PP5:
KM 328 – Felixlândia (MG)
- PP6:
KM 405 – Curvelo (MG)
- PP7:
KM 487 – Capim Branco (MG)
Estrutura tarifária
A cobrança de pedágio terá algumas isenções e
benefícios. Motocicletas e veículos oficiais serão isentos, enquanto os
motoristas que utilizam o sistema de TAG (que permite o pagamento automático)
poderão contar com um desconto de 5%. Além disso, a tarifa para usuários
frequentes será progressiva, com descontos de até 70%, dependendo da frequência
de viagens na mesma praça de pedágio.
“Nós estamos passando por um processo de repactuação
junto com o Governo Federal de realmente solucionar uma rodovia que já foi uma
das melhores do país. Mas é um contrato antigo que não comportava investimentos
e uma tarifa incompatível com a demanda. Uma tarifa de R$ 3 não condiz com os
investimentos, com a necessidade que tem ali da rodovia”, disse Guilherme.
Fonte: Itatiaia