Personalidades são agraciadas com o Título de Cidadão Benemérito de Patos de Minas
Dezesseis personalidades foram agraciadas com o Título de Cidadão Benemérito de Patos de Minas, durante sessão especial realizada na noite de quinta-feira (18/09), no Plenário da Câmara Municipal. Homenageados e seus familiares, cidadãos, vereadores, servidores e assessores, autoridades e imprensa local lotaram a galeria e abrilhantaram o evento.
A honraria foi instituída por meio de proposição dos vereadores Hilário André de Oliveira e Pedro Lucas Rodrigues, com o objetivo de homenagear as pessoas que se dedicaram ao desenvolvimento da comunidade patense e/ou se destacaram em outras comunidades, divulgando o nome de Patos de Minas. Representa, assim, o reconhecimento e a valorização do Poder Legislativo de Patos de Minas pela atuação de tão insignes personalidades na sociedade.
Inicialmente, a Mesa Diretora foi composta pela Vereadora Presidenta Edimê Erlinda de Lima Avelar, pelo 1º Vice-Presidente, Vereador João Bosco de Castro Borges (Bosquinho); pelo 1º Secretário, Vereador Otaviano Marques de Amorim; e pelo 2º Secretário, Vereador Vicente de Paula Sousa. Representando o Prefeito Municipal Pedro Lucas Rodrigues, tomou assento junto aos componentes da Mesa o Procurador Geral do Município, Damião Borges da Silveira. Em seguida, os demais vereadores ocuparam os seus assentos no Plenário.
Na sequência, os homenageados da noite foram recepcionados pela Presidenta Edimê Avelar e, então, ocuparam as cadeiras de destaque à frente, momento em que foi justificada a ausência, por motivo de compromissos anteriormente agendados para esta data, do homenageado Clênio Antônio Gonçalves, que receberá o diploma na reunião ordinária do dia 9 de outubro de 2014.
As boas-vindas a todos e o agradecimento pelas presenças ficaram por conta da Presidenta Edimê Avelar, que aproveitou a oportunidade para externar a satisfação do legislativo patense em homenagear pessoas tão especiais e íntegras, que, segundo ela, “nasceram com a sublime missão de servir e de praticar o bem, dignificando espaços, construindo e edificando vidas e tornando o outro mais feliz”.
Após a execução do Hino Nacional e do Hino a Patos de Minas, e a leitura das correspondências alusivas à Sessão, passou-se, então, à entrega dos Diplomas de Cidadão Benemérito de Patos de Minas aos seguintes agraciados, pelos respectivos vereadores/autores da homenagem:
1 – ADEMAR DE ALCÂNTARA PERPÉTUO
AUTOR JOSÉ OSMAR DE CASTRO – GUIGUIM
2 – CLÊNIO ROBSON DE ARAÚJO
AUTOR BRAZ PAULO DE OLIVEIRA JÚNIOR
3 – Dr. FERNANDO DIAS DA SILVA
AUTOR JOÃO BOSCO DE CASTRO BORGES – Bosquinho
4 – EDUARDO EUGÊNIO FERREIRA
AUTOR OTAVIANO MARQUES DE AMORIM
5 – FERNANDO CÉSAR DOS REIS
AUTOR FRANCISCO CARLOS FRECHIANI
6 – GASPAR PEREIRA DA SILVA
AUTOR JOSÉ LUCILO DA SILVA JÚLIO – DUDA
7 – GUY BOAVENTURA
AUTOR DAVID ANTÔNIO SANCHES – DAVID BALLA
8 – JOSÉ JORGE GOMES DE ALMEIDA
AUTOR JOSÉ CARLOS DA SILVA – Carlito
9 – LUIZA MARIA FERREIRA GONÇALVES VIEIRA
AUTOR BARTOLOMEU FERREIRA RIBEIRO
10 – MARIA MARTINS
AUTOR LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA
11 – MÁRIO LÚCIO DA SILVA
AUTORA EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR
12 – MARLI RABELO DE MORAIS
AUTOR VICENTE DE PAULA SOUSA
13 – MARLINDO CELSO BASÍLIO
AUTOR ITAMAR ANDRÉ DOS SANTOS
14 – OSMAR ELIAS DA SILVA
AUTOR JOÃO BATISTA GONÇALVES – Cabo Batista
15 – TERESINHA GONÇALVES DE SOUSA MARTINS
AUTOR ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa
16 – VICENTE SOARES DA SILVA
AUTOR VALDIR REIS DE JESUS
O senhor Mário Lúcio da Silva destacou que o título de Cidadão Benemérito é um presente de Patos de Minas e um tributo a todos os entes familiares de quem descendem os homenageados, assim dizendo: “Todos nós homenageados somos filhos de uma história benemérita e de famílias também beneméritas, que nos legaram a honra e a dignidade”.
Agradeceu a Deus, aos mestres e aos vereadores, dizendo que os parlamentares foram inspirados ao escolherem cada homenageado, o que faz também que cada agraciado se sinta inspirado a continuar fazendo ainda mais para a comunidade. Finalizou proferindo a seguinte frase: “O ser sagrado que eu sou, reconhece e reverencia o ser sagrado que você é”.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.
Fonte: Hamilton Amorim