Pneus abandonados nas ruas trazem riscos à população de Patos de Minas
Grande quantidade de pneus acumulados pela cidade continua trazendo muitos riscos à população de Patos de Minas. Os pneus estão no meio das ruas, em lotes vagos e calçadas, onde os mesmos estão cheios de águas devido ao período de chuva, gerando assim perigo constante de procriar o mosquito da dengue.
A reportagem do Portal Patos 1 percorreu alguns bairros da cidade na manhã desta Terça-Feira (29/01) e constatou centenas de pneus a céu aberto acumulando água, além de outros objetos jogados pela população. A prefeitura de Patos de Minas fechou o único local específico de descarte deste material, e por não ter um lugar adequado à população abandona os pneus em calçadas e ruas.
O acúmulo de água nesses locais é propício para a proliferação do mosquito da dengue. Sendo que a transmissão se faz pela picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti ou Aedes albopictus, pois o macho se alimenta apenas de seiva de plantas.
De acordo com o promotor da Vara da Infância e Meio Ambiente, Paulo Henrique Delicole, o local destinado para a implantação do novo ecoponto já foi definido, será no bairro Planalto e já está em construção. O município fez a doação do terreno e empresários investem para a construção das instalações. Atualmente são 125 empresas do setor de que estão cadastradas.
A inauguração do novo Ecoponto que está sendo construido no Bairro Planalto estava prevista para começar a funcionar ainda em 2012, porém até o momento nada foi concretizado. Enquanto isso a população tem que conviver com os montes de pneus dentro das ruas, calçadas, lotes e com os perigos que eles podem gerar se procriar os mosquitos causadores da dengue.
Fonte: Letícia Teixeira | Fotos: Vanderlei Gontijo